Noticias
Palestrante no Circuito Aprosoja, Sérgio Sacani conhece a SpectraX em Sinop
09 de Abril de 2025 as 16h 17min

Na terça-feira (8), o cientista e divulgador científico Sérgio Sacani, criador do canal Space Today, esteve em Sinop para visitar indústrias e aproveitou para conhecer as instalações da SpectraX, empresa que atua com tecnologias espaciais e dados geoespaciais aplicados ao agronegócio e ao meio ambiente.
Durante a visita, Sacani conversou com o CEO da empresa, Dr. Carlos Silva Jr. Um dos temas abordados foi o crescente interesse da população por ciência e astronomia, principalmente nas redes sociais, e os desafios para transformar essa curiosidade em apoio efetivo à ciência no Brasil.
“Talvez o maior problema seja o nosso sistema educacional. Ele não é feito para aguçar a curiosidade, mas para preparar o aluno para uma prova no final da vida escolar, como o Enem. Toda criança gosta de dinossauros, quer ser astronauta. Em algum momento isso se perde. Quando se perde esse interesse, é difícil resgatar. E aí soma-se a falta de incentivo à ciência, de investimento, e a gente vai ficando pra trás”, comentou Sacani.
Ele também destacou o impacto direto da ciência espacial na vida das pessoas, principalmente quando falamos em agricultura, preservação ambiental e combate à fome. “A SpectraX mostra, com clareza, que investir em ciência espacial é investir em soluções para problemas muito reais. Você lança um foguete, coloca um satélite no espaço e os dados daquele satélite ajudam, por exemplo, a saber onde a soja cresce melhor, onde pode haver desmatamento, como evitar queimadas... Esses dados ajudam diretamente a vida das pessoas. A gente ouve muito: ‘pra que lançar foguete se tem gente passando fome?’. Justamente para isso! Para combater a fome com informação e tecnologia.”
O professor e CEO da SpectraX, Dr. Carlos Silva Jr., destacou a importância e relevância da pesquisa científica. “É um prazer receber uma referência em ciência no Brasil, como é o caso do Sacani, e poder compartilhar tudo o que fizemos nesses mais de 15 anos de experiência. Apesar de a SpectraX ser recente, ela é fruto de anos de pesquisa e dedicação, de maturamento e de aprendizado. Ver esse reconhecimento e mostrar como a ciência pode impactar positivamente o cotidiano é extremamente gratificante”.
Sérgio Sacani será o palestrante do Circuito Aprosoja MT, que irá percorrer 32 núcleos (sendo as regiões Sul e Norte em maio e Oeste e Leste em junho). Ele estará em Sinop no dia 19 de maio.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
4º maior crescimento percentual de viagens internas feitas em 2024
Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 12h 38min
ALMT cria Câmara Setorial para enfrentar feminicídios
Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 11h 37min
Mercado do arroz: crise se aprofunda com atraso no plantio e queda no consumo interno
Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 10h 36min