Noticias
“Palhaçoterapia” para evitar uso excessivo de tecnologia entre crianças
Ideia do projeto é desenrolar as problematizações de maneira lúdica e suave
31 de Maio de 2019 as 00h 00min

ASSESSORIA
DE IMPRENSA
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Cláudia iniciou a Semana do Bebê. Essa ação tem por objetivo conscientizar os pais sobre o uso exagerado da tecnologia por crianças e a problematização ocasionada pela utilização excessiva da internet e mídias em geral.
A Semana do Bebê é comemorada em Cláudia desde de 2016 em comprimento a Lei Municipal 601/2016. Essa lei visa agregar mais atividades relacionadas a saúde de recém-nascido, crianças e adolescentes, onde os profissionais desenvolvem projetos para que sejam trabalhados na Semana do Bebê.
A enfermeira e coordenadora de Atenção Básica, Ângela Ramos Pereira, explicou que a secretária de saúde contém o selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o que torna essa prática extremamente importante para o município.
“Nós trabalhamos a problematização com o uso da internet e mídias em geral, principalmente com os mais novos. Temos muitos encaminhamentos para as crianças, onde elas são diagnosticadas com imperatividades, mas esses problemas só existem porque os bons costumes das brincadeiras foram perdidos”, contou.
A coordenadora lembrou ainda que a estimulação excessiva dos pais ao uso de aparelhos eletrônicos é o que está propagando o problema. “Muitas vezes para que as crianças fiquem quietas as mães acabam utilizando a tecnologia como artificio. O que atrapalha drasticamente o desenvolvimento dos pequenos”, pontuou.
Segundo a enfermeira o principal motivo da imperatividade é a sensação de abandono que é adquirida ao substituírem a brincadeira convencional por tecnologia. “Elas precisam de brincadeiras para que aprimorem os seus sentidos. Isso auxilia o desenvolvimento e ajuda para que elas se integrem na sociedade”, ponderou.
PALHAÇOTERAPIA
Para facilitar a conscientização das crianças e explorar a curiosidade a secretária de Saúde adquiriu uma técnica por nome de Palhaçoterapia.
A ideia do projeto é desenrolar as problematizações de maneira lúdica e suave, interagindo com a plateia e trazendo a população para dentro dos questionamentos e soluções.
Veja Mais
Parque Florestal de Sinop é fechado por 60 dias para análises após mortes de macacos
Publicado em 14 de Maio de 2025 ás 16h 11min
Saúde divulga balanço do Dia D de Vacinação: 1.514 doses aplicadas em Sinop
Publicado em 14 de Maio de 2025 ás 14h 39min
Soluções de alto desempenho são destaques no Cotton Day
Publicado em 14 de Maio de 2025 ás 13h 38min