Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 20 de Dezembro de 2025

Noticias

Panetone movimenta R$ 1,2 bilhão no mercado interno

20 de Dezembro de 2025 as 09h 22min

No Brasil, consumo se diversifica e ganha força fora do período natalino – Foto: Divulgação

O panetone brasileiro segue ganhando espaço no mercado internacional e registrou desempenho histórico em 2025. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães Industrializados (Abimapi), as exportações do produto alcançaram US$ 20,6 milhões até novembro, um aumento de 2,8% em valor e 4,4% em volume, totalizando 5,1 mil toneladas embarcadas.

O resultado representa um faturamento superior ao de todo o ano de 2020 e reflete o amadurecimento do setor no comércio exterior.

Os Estados Unidos seguem como o principal destino dos panetones brasileiros, com US$ 11,2 milhões exportados até novembro — crescimento de 1,2% em valor e 4,9% em volume, equivalente a 3 mil toneladas. Outros mercados também se destacaram: Paraguai: US$ 1,7 milhão (+14,9%) e 400 toneladas (+12,9%); Peru: US$ 1,2 milhão (+50,1%) e 300 toneladas (+31,5%); Japão: US$ 800 mil (+9,8%) e 200 toneladas (+13,6%); Canadá: US$ 800 mil (+47,6%) e 200 toneladas (+60%); México: US$ 500 mil e 100 toneladas, após abertura de mercado neste ano.

Estratégia de expansão internacional fortalece o setor

De acordo com Rodrigo Iglesias, diretor internacional da Abimapi, o desempenho positivo de 2025 reflete um planejamento estratégico contínuo para fortalecer a presença global do panetone brasileiro. “As empresas amadureceram após a pandemia e, com o apoio da parceria entre Abimapi e ApexBrasil, aprimoraram estudos de mercado, portfólio e estratégias de inserção em novos países”, afirma.

O executivo explica que o panetone tradicional de frutas é a principal porta de entrada em mercados onde o consumo já é consolidado, como o Peru. Já nos países com forte presença de brasileiros, o chamado “mercado da saudade”, há maior demanda por versões com gotas de chocolate e recheadas, como ocorre nos Estados Unidos, Japão e Reino Unido.

Iglesias acrescenta que as empresas têm adotado modelos híbridos de exportação, atuando com marcas próprias e também com marcas estrangeiras, ampliando os canais de distribuição. “Encerramos novembro com boas perspectivas para as entregas de fim de ano, que marcam o pico da demanda global por panetones”, conclui.

O sucesso internacional do panetone é acompanhado por um forte crescimento no mercado interno brasileiro. Segundo dados da NielsenIQ compilados pela Abimapi, o setor movimentou R$ 1,2 bilhão entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, alta de 29,6% em valor e 7,3% em volume.

Um estudo da Worldpanel by Numerator mostra que o produto alcançou 62,9% dos lares brasileiros, com destaque para o consumo compartilhado, responsável por 88% das ocasiões, principalmente entre amigos e familiares.

O consumo do panetone deixou de ser restrito ao Natal e passou a se espalhar por outros períodos do ano. Em dezembro de 2022, 76% das compras se concentravam no mês natalino; já em 2024, esse número caiu para 57%. O consumo em novembro chegou a 9%, e em janeiro de 2025, atingiu 34%, indicando um prolongamento no período de compra e consumo.

Segundo David Fiss, diretor sênior da Worldpanel by Numerator, o café da manhã se tornou o principal momento de consumo, com aumento de 200% nas ocasiões e representando 72% das vezes em que o produto é consumido. A tendência é liderada por consumidores da Grande São Paulo e pelas gerações Millennials, Z e X.

Durante o “snacking time”, voltado a lanches rápidos e consumo individual, as embalagens menores (até 100g) tiveram aumento de 75% nas vendas, impulsionadas por jovens e adultos em busca de praticidade. Já no jantar, o panetone assume o papel de sobremesa compartilhada, preferido por adultos e seniors.

O formato Atacarejo se consolidou como o principal canal para atrair novos compradores, representando 19,4% do consumo total. Entre os novos consumidores, 20,3% pertencem às classes D e E, e 18% têm até 29 anos.

Já a classe AB foi a que mais repetiu a compra, com 39,4% de recompra, especialmente na Grande São Paulo (24,3%). O destaque do período foi o segmento de panetones recheados, que registrou crescimento de 41,3% em valor e 12,2% em volume entre novembro de 2024 e janeiro de 2025.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

TCE-MT quer pôr fim aos lixões em Mato Grosso

Publicado em 20 de Dezembro de 2025 ás 11h 21min


Câmara de Sinop encerra 1º ano de legislatura

Publicado em 20 de Dezembro de 2025 ás 07h 20min


Preso em Guarantã acusado de matar pedreiro com golpes de picareta em Sinop

Publicado em 20 de Dezembro de 2025 ás 05h 22min


Jornal Online

Edição nº1700 - 20/12/2025