Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 27 de Julho de 2024

Noticias

Parceria produz 35 mil mudas de cacau a agricultores familiares em Juína

21 de Maio de 2024 as 11h 33min

Mudas são entregues gratuitamente a produtores interessados em investir na cultura – Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) mantém uma parceria com a Prefeitura de Juína por meio do Programa MT Produtivo Cacau, visando aumentar a produção de cacau ao expandir áreas de cultivo e utilizar cacaueiros mais resistentes a pragas e doenças.

A iniciativa eleva a renda dos agricultores familiares do Estado, fortalece a economia local e contribui para a diversificação de culturas, em Mato Grosso. 

Juína produz as mudas de cacau e as repassa para a Seaf, que faz a distribuição aos municípios interessados em investir na produção da fruta, que é amplamente conhecida no Brasil como a principal matéria-prima usada na fabricação de chocolate. 

O secretário de Agricultura de Juína, Adalberto Rodrigues, comentou que a parceria vai garantir um total de 35 mil mudas.

“Firmamos um convênio com a Seaf há cerca de três anos para produzir 35 mil mudas de cacau clonado. Estamos produzindo e entregando essas mudas à Seaf anualmente, e este ano, finalizamos com a entrega de 10 mil mudas de café clonado”, disse. 

A produção ocorre no viveiro municipal de Juína, onde hastes de clones superiores são enxertadas em porta-enxertos produzidos a partir de sementes. O desenvolvimento das mudas leva aproximadamente 180 dias até o plantio definitivo no campo.

O secretário estadual de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro, destacou que, entre 2019 e 2023, o Governo do Estado entregou 260 mil mudas de cacau a produtores familiares para incentivar a expansão da cultura.

Atualmente, 12 municípios cultivam cacau no Estado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o objetivo é incentivar o aumento da produção com essa entrega gratuita de mudas.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Projeto endurece penas a invasores de domicílios

Publicado em 26 de Julho de 2024 ás 19h 25min


Avião carregado de ouro faz pouso forçado por falta de combustível em Cuiabá

Publicado em 26 de Julho de 2024 ás 16h 13min


Margens estreitas: planejamento e análise de mercado são essenciais

Publicado em 26 de Julho de 2024 ás 14h 13min


Jornal Online

Edição nº1345 26/07/2024