Noticias
Parlamento Europeu adia aplicação da Lei Antidesmatamento
20 de Novembro de 2024 as 09h 28min
Decisão abre janela estratégica para negociações sobre custos e conformidade com as exigências ambientais – Foto: DivulgaçãoO presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Costa Beber, voltou a criticar a Lei Antidesmatamento após o Parlamento da União Europeia (UE) adiar a aplicação da lei.
Segundo ele, embora o adiamento seja visto como uma vitória temporária, as dificuldades impostas pela regulamentação ambiental europeia seguem sendo um desafio crescente para os produtores rurais.
Na última quinta (14), o Parlamento da União Europeia (UE) optou por adiar entre 12 a 18 meses a aplicação da lei.
A decisão determina que as novas exigências ambientais entram em vigor em dezembro de 2025 para grandes empresas e em junho de 2026 para micro e pequenas empresas. Com aspecto protecionista, o Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR), conhecida como Lei Antidesmatamento, estabelece critérios ambientais e barreiras comerciais para país em desenvolvimento, como o Brasil.
“Isso abre vantagem para países que fazem parte da União Europeia, considerando que são países com baixo risco de desmatamento, já que por lá não existe mais vegetação nativa em áreas que são agricultáveis. Isso traz uma desvantagem para nós produtores brasileiros, em especial os produtores aqui do estado de Mato Grosso”, aponta o presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber.
O adiamento oferece alguns meses de fôlego, mas também revela as implicações da nova lei, que pode favorecer países da União Europeia e criar obstáculos comerciais para os países em desenvolvimento que ainda preservam grandes áreas de vegetação nativa.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Corinthians: Cacá e André Ramalho evoluem e podem voltar contra o Cruzeiro
Publicado em 20 de Novembro de 2024 ás 08h 29min
Pela 1ª vez, Dia da Consciência Negra será feriado nacional
Publicado em 20 de Novembro de 2024 ás 07h 21min
Separados há quarenta anos
Publicado em 20 de Novembro de 2024 ás 06h 23min