Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 08 de Setembro de 2026

Noticias

Partidos iniciam corrida por candidaturas de 2026

21 de Julho de 2026 as 06h 18min

Siglas têm até agosto para oficializar candidatos - Foto: Assessoria

Os partidos políticos iniciaram nesta semana uma das principais etapas do calendário eleitoral de 2026. O período de convenções partidárias. Até 5 de agosto, as legendas deverão reunir filiados para escolher oficialmente seus candidatos e definir as alianças que disputarão as eleições gerais.

A partir das convenções, as siglas poderão encaminhar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as informações dos candidatos aprovados internamente. O procedimento será realizado pela internet, por meio do Módulo Externo do Sistema de Candidaturas (CANDex).

Além da escolha dos nomes que disputarão as vagas, as reuniões partidárias também estabelecem os números eleitorais dos candidatos. As legendas podem manter o número utilizado na eleição anterior, enquanto os concorrentes têm direito à continuidade da numeração caso disputem novamente o mesmo cargo.

Outro ponto definido durante as convenções é a formação de coligações. Os partidos podem oficializar alianças estaduais ou nacionais para ampliar a estrutura das campanhas e organizar a disputa eleitoral.

Em 2026, os brasileiros irão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais — ou distritais, no caso do Distrito Federal.

Nos estados, as convenções irão definir os candidatos aos governos estaduais, vice-governos, Senado e suplências, além das vagas para as Assembleias Legislativas e Câmara Legislativa do Distrito Federal. Já as convenções nacionais serão responsáveis pela escolha dos candidatos à Presidência e Vice-Presidência da República ou pela formalização de alianças em âmbito nacional.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Avançam as obras de calçamento na Avenida Central de Matupá

Publicado em 08 de Setembro de 2026 ás 18h 22min


Preço do arroz chega a R$ 80 por saca, mas mercado enfrenta impasse entre produtores, indústria e varejo

Publicado em 08 de Setembro de 2026 ás 16h 21min


Apenas 1 em cada 5 motociclistas de app tem cobertura previdenciária

Publicado em 08 de Setembro de 2026 ás 14h 18min


Jornal Online

Edição nº1879 - 09/09/2026