Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 14 de Outubro de 2025

Noticias

Passaporte Verde mira expansão da carne no mercado internacional

13 de Maio de 2025 as 12h 02min

Iniciativa do Imac pode virar projeto de lei – Foto: Reprodução/Imac

Prestes a se tornar projeto de lei, o Passaporte Verde, além de reforçar a sustentabilidade da carne mato-grossense, mira a expansão no mercado internacional. Pioneiro no estado, o programa é encabeçado pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac).

“Temos a melhor carne do mundo e vamos mostrar isso — que produzimos conservando a biodiversidade. O Passaporte Verde reforça a sustentabilidade da carne de MT e mira expansão no mercado internacional”, afirma o presidente do Imac, Caio Penido.

Conforme o Instituto, o objetivo do Passaporte Verde, além de atestar a qualidade da carne produzida em Mato Grosso, é mostrar que os produtores rurais seguem critérios socioambientais rigorosos. O programa, ressalta o Imac, oferecerá suporte para a regularização de propriedades que estejam com pendências. Caio Penido destaca que são três anos de diálogos e alinhamentos para a implantação do Passaporte Verde em Mato Grosso.

O Passaporte Verde foi debatido nesta semana durante representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Governo do Estado, Ministério Público Federal (MPF), Associação dos Criadores de Gado de Mato Grosso (Acrimat) e indústrias frigoríficas.

“O Passaporte Verde deve ser uma ferramenta de valorização da carne mato-grossense, de regularização ambiental e, principalmente, de segurança jurídica. Precisamos garantir que ninguém fique para trás e que todos tenham acesso ao apoio técnico necessário para se adaptar às novas exigências”, pontua o vice-presidente da Famato, Amarildo Merotti. 

Segundo o Instituto, ainda durante a reunião, também foi discutida a importância do alinhamento entre o setor produtivo e os órgãos públicos. Um dos pontos centrais é que o Passaporte Verde não terá caráter punitivo, mas sim colaborativo, com foco na regularização das propriedades para atender aos requisitos do mercado internacional.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

ALMT cria Câmara Setorial para enfrentar feminicídios

Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 11h 37min


Mercado do arroz: crise se aprofunda com atraso no plantio e queda no consumo interno

Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 10h 36min


Mauro nega enfraquecimento de grupo de governadores

Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 09h 36min


Jornal Online

Edição nº1653- 14/10/2025