Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 11 de Fevereiro de 2026

Noticias

Pastagem degradada prejudica bolso, ambiente e até imagem

09 de Setembro de 2025 as 11h 09min

Prevenir é melhor e mais econômico que recuperar ou renovar – Foto: Assessoria

A degradação das pastagens, fenômeno marcado pela queda progressiva da produtividade das áreas de pasto, é um dos principais desafios enfrentados pelos pecuaristas brasileiros atualmente. Além dos prejuízos econômicos diretos, esse problema gera impactos ambientais graves e compromete a imagem sustentável da atividade perante o mercado consumidor. Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), estima-se que cerca de 50% das pastagens no Brasil apresentem algum grau de degradação.

Esse quadro resulta em perdas anuais de aproximadamente R$ 7 bilhões, devido à redução na produção de carne e leite, além do aumento dos custos com a recuperação dessas áreas. “Essa degradação é caracterizada pela queda progressiva da produtividade, afetando diretamente a capacidade de suporte da área. Ela pode ocorrer em diferentes níveis, começando com a perda de vigor do pasto até a deterioração física do solo, com erosão”, explica o técnico de sementes Thiago Neves Teixeira, da Sementes Oeste Paulista (Soesp).

As causas da degradação são diversas e frequentemente combinadas. O manejo inadequado e a pressão excessiva do pastejo estão entre os principais fatores. Quando a lotação de animais ultrapassa a capacidade de suporte da área, as plantas não conseguem se recuperar, abrindo espaço para plantas daninhas. “A falta de reposição de nutrientes, devido à ausência de adubações corretivas e de manutenção da fertilidade, também compromete a produtividade das forrageiras”, cita o especialista.

Outro aspecto crítico é a escolha inadequada da espécie forrageira. “Fatores como exigência em fertilidade do solo, manejo, clima, relevo e textura do solo devem ser considerados na decisão. Um posicionamento inadequado pode levar à rápida degradação da pastagem”, alerta Teixeira.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Pneu de 710 kg será um dos destaques do Coopavel 2025

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 16h 16min


Policial e moradores salvam família em carro submerso durante forte chuva em Matupá

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 16h 14min


Termo é firmado e destina mais de R$ 3,5 milhões para escolas municipais de Sorriso

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 15h 13min


Jornal Online

Edição nº1735 - 12/02/2026