Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 17 de Outubro de 2025

Noticias

Pastor é alvo de operação por extorsão a comerciantes com taxa sobre galões de água

22 de Março de 2025 as 07h 53min

Ulisses Batista está foragido no Rio de Janeiro – Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Mato Grosso realizou na quinta (20) a Operação Falso Profeta para desarticular um esquema de extorsão comandado por um pastor, identificado como Ulisses Batista, em Cuiabá e Várzea Grande.

Investigado por obrigar comerciantes a comprar galões de água exclusivamente do grupo criminoso e cobrar uma taxa ilegal de R$ 1 por unidade vendida, o suspeito está foragido no Rio de Janeiro.

A operação cumpriu 30 ordens judiciais contra a organização envolvida no golpe. São cumpridos sete mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão, além do bloqueio de contas bancárias que podem somar até R$ 1,5 milhão. A operação também inclui o sequestro de veículos e a proibição de atividades econômicas para empresas ligadas à facção. 

Segundo a polícia, as investigações tiveram início em 2024. O pastor é apontado como o mentor do esquema, denominado Projeto Água 20LT. Os criminosos utilizavam um grupo de WhatsApp para monitorar as distribuidoras de água. No início, a abordagem era amigável, mas evoluiu para ameaças e extorsão, com membros da facção indo pessoalmente até os comerciantes para impor regras. 

Além disso, a facção operava um caminhão próprio para distribuição de água e mantinha uma empresa de fachada para lavar o dinheiro obtido com a extorsão. Parte dos lucros era enviada diretamente ao Rio de Janeiro. As ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) da Capital e são cumpridas em Cuiabá, Várzea Grande e no Rio de Janeiro.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

O que Andrés pagou com cartão do Corinthians, segundo denúncia

Publicado em 17 de Outubro de 2025 ás 11h 36min


Max Russi critica erros no orçamento estadual de 2026

Publicado em 17 de Outubro de 2025 ás 09h 33min


TCU suspende exigência de governo buscar centro da meta fiscal

Publicado em 17 de Outubro de 2025 ás 08h 35min


Jornal Online

Edição nº1655- 16/10/2025