Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 22 de Novembro de 2025

Noticias

Pecuaristas devem se preparar para estação de monta em MT

13 de Setembro de 2023 as 13h 24min

Prática permite o planejamento adequado – Foto: Divulgação

Os pecuaristas de Mato Grosso devem começar os preparativos para iniciar uma das fases mais importantes na criação de gado de corte no estado. O período de estação de monta é uma época importante para a reprodução do gado de corte.

A estação de monta é uma técnica de manejo aparentemente simples, mas que, quando implementada estrategicamente, pode resultar em elevadas taxas de fertilidade nas matrizes e viabilidade das crias.

O primeiro benefício dessa prática é fornecer ao criador informações precisas sobre a situação reprodutiva do rebanho. Assim, permitindo o planejamento adequado da substituição e do descarte das matrizes que não conseguiram conceber durante a estação de reprodução, mesmo estando em condições semelhantes às demais.

O médico veterinário e gerente de relações institucionais da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Nilton Mesquita Jr., explica que o planejamento começa quando o pecuarista analisa o que já possui, para ver o que pode ser realizado.

“Com a chegada da estação de monta, o pecuarista precisa ficar atento para alguns fatores que influenciam na produtividade em campo. A capacidade de rebanho em pasto, escolha do sêmen e o manejo sanitário fazem parte do planejamento que o pecuarista precisa neste momento que antecede a cria”, diz.

Na pecuária de corte as etapas de cria, recria e engorda são tradicionais. Dentre as fases, a de cria é a que mais requer atenção. Isso tanto no manejo reprodutivo quanto nos cuidados essenciais durante os processos de parição e aleitamento.

É durante a fase de cria que existe a maior incidência de perdas devido a falhas na reprodução e, posteriormente, à mortalidade dos bezerros recém-nascidos.

Nesse cenário, a fertilidade e a saúde da fêmea são as características preponderantes em qualquer criação de gado. Altas taxas de fertilidade e genética são fatores cruciais que determinam a eficácia financeira do sistema de produção, garantindo o retorno dos investimentos em genética superior.

“O objetivo primordial da estação de monta é otimizar a eficiência reprodutiva. O objetivo da estação de monta é alinhar o período de maior demanda nutricional das vacas, com a época do ano de maior disponibilidade de forragem, ou seja, a temporada de chuvas. Isso possibilita alcançar índices reprodutivos superiores, uma vez que a fase de lactação requer um suprimento adequado de nutrientes para a atividade reprodutiva”, pontua Mesquita.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Sorriso avança em acordo para um novo anel viário

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 12h 42min


Diego & Arnaldo se apresentam neste sábado; renda para Hospital de Câncer

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 10h 40min


Quilombolas pautam práticas tradicionais como soluções climáticas na COP30

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 08h 36min


Jornal Online

Edição nº1680 - 22a24/11/2025