Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 04 de Julho de 2025

Noticias

Peixes mortos são vistos boiando no Parque das Águas

05 de Janeiro de 2023 as 12h 45min

Peixes são encontrados mortos e boiando no lago do Parque das Águas — Foto: Divulgação

Vários peixes mortos foram vistos boiando na lagoa do Parque das Águas no Centro Político Administrativo em Cuiabá.

Os registros foram feitos por moradores que costumam frequentar a praça, o que chamou atenção. A empresa responsável pela gestão do local informou que estuda medidas para aumentar a oxigenação no lago, com objetivo de diminuir o índice de mortalidade.

O Parque das Águas é aberto ao público, com pista para ciclismo, quadra de vôlei de areia, aparelhos de academia ao ar livre, locais para refeições, além de abrigar alguns animais como capivaras, jacarés, e vários peixes.

A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpur) disse, em nota, que a situação está sendo monitorada constantemente e não há nenhum indício de risco à vida das espécies que habitam no local.

Destacou ainda que está em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para estudar maneiras de aumentar a oxigenação da água neste período do ano.

Segundo especialista em peixes, Luiz Felipe, há um equívoco em atribuir essa época do ano com a baixa oxigenação na água. “Existem vários fatores que podem causar a mortalidade de peixes e isso teria que ter uma análise mais detalhada, mas houve um equívoco quando se fala que essa época do ano diminui a oxigenação da água. Apesar de o calor fazer com que os peixes consumam mais oxigênio, a chuva auxilia na oxigenação da água. Teria que fazer uma análise de qualidade de água, ou avaliar se o lago está coberto por matéria orgânica”, explicou.

Em nota, a prefeitura de Cuiabá afirmou que as condições climáticas diminuíram o oxigênio no lago. “A situação trata-se de um fenômeno ambiental natural, assim como o período de desova dos peixes que ocorre anualmente”, disse.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Aneel mantém bandeira vermelha e consumidor sente impacto no bolso

Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 09h 35min


Sinop: nova diretoria do Rotary Teles Pires toma posse para a gestão 2025-2026

Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 08h 33min


MT elabora plano para uso estratégico de IA

Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 07h 34min


Jornal Online

Edição nº1581 - 04/07/2025