Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 26 de Outubro de 2025

Noticias

Peixoto: Sema-MT realiza operação para coibir garimpo ilegal

21 de Maio de 2025 as 13h 52min

Objetivo é evitar contaminação de água fornecida à população – Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) concluiu fiscalização em rios da região de Peixoto de Azevedo contra a prática de garimpo ilegal. A ação, que começou na sexta (16), foi requerida pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso após risco eminente de contaminação da água fornecida à população em razão do garimpo ilegal.

De acordo com o balanço da operação, foram inutilizados nove motores diesel de balsas garimpeiras, sendo um escariante; sete antenas de internet Starlink; duas caixas gravimétricas de seis polegadas e oito barras de cano de seis polegadas, utilizados para extração ilegal. As multas relacionadas à degradação ambiental estão sendo calculadas.

Conforme averiguação da Sema, todas as atividades fiscalizadas estavam operando sem licenciamento, causando poluição ambiental com avanço em Área de Preservação Permanente (APP), gerando erosão e sedimentos no leito dos rios Peixoto, Peixotinho e Braço Norte.

No caso do rio Peixoto, as balsas estavam próximas captações de água bruta dos munícipios de Matupá e Peixoto de Azevedo, impactando em uma população de, aproximadamente, 50 mil habitantes.

No requerimento enviado à Sema, a Promotoria de Justiça de Peixoto de Azevedo destaca que as polícias Civil e Militar têm registrado ocorrências de garimpo ilegal em Matupá.

“A situação faz-se preocupante, não apenas com a proteção ambiental, mas também com a saúde pública. Isso por que a água potável fornecida aos munícipes é captada do rio onde ocorre o garimpo ilegal com frequência. O risco de contaminação do rio é iminente, com dano incalculável à sociedade”, diz o documento do MPMT.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Assembleia cobra Energisa e discute renovação de concessão

Publicado em 26 de Outubro de 2025 ás 12h 54min


Inadimplência entre pequenas empresas atinge recorde histórico no Brasil

Publicado em 26 de Outubro de 2025 ás 10h 49min


Empresa desmente os rumores sobre cancelamento em Cuiabá

Publicado em 26 de Outubro de 2025 ás 08h 53min


Jornal Online

Edição nº1661- 25/10/2025