Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

Percevejo barriga-verde ameaça lavouras de milho

28 de Fevereiro de 2024 as 10h 14min

Praga já foi vista em alta intensidade nas lavouras de soja – Foto: Canal Rural

O milho segunda safra já se destaca dentro do cenário produtivo de muitos municípios de Mato Grosso. O retorno das chuvas anima quem apostou na cultura na expectativa de uma boa produtividade, porém a presença em alta intensidade do percevejo barriga-verde está preocupando o setor produtivo.

Mato Grosso semeou até o dia 23 de fevereiro 80,38% dos 6,94 milhões de hectares estimados para a safra 2023/24. A previsão é que sejam colhidas 43,2 milhões de toneladas de milho, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgados no início do mês.

A pesquisadora e coordenador de entomologia da Fundação Rio Verde, situada em Lucas do Rio Verde, Jéssica Gorri, comenta que a forte presença de percevejo barriga-verde já foi uma surpresa nas lavouras de soja.

A alta intensidade do inseto decorre da presença do fenômeno El Niño, altos picos de temperatura, somada as características da praga. Conforme ela, o escalonamento do ciclo da soja favoreceu a ponte verde.

“Como a população do percevejo barriga-verde foi muito alta e intensa na soja, após a colheita a migração para o milho foi muito alta. Já esperávamos que tivéssemos ele no milho, porque é uma praga consolidada do sistema do cereal”.

A especialista da Fundação Rio Verde explica que a fase inicial do milho é a mais suscetível ao ataque do percevejo barriga-verde, uma vez que o tecido da planta não está totalmente desenvolvido. “Então ele se aproveita para se alimentar na base da planta, fazer a sucção e a injeção de toxinas. Como a planta está mais suscetível vemos o dano com maior intensidade”.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Sicredi registra crescimento nos principais indicadores

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 11h 51min


Mixto anuncia pacotão de reforços, incluindo goleiro Fernando Henrique

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 10h 50min


Esmagamento de soja atinge novo recorde para o mês

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 09h 48min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024