Noticias
Pesca continua proibida em rios que fazem divisa com outros estados
06 de Fevereiro de 2024 as 10h 17min
TG se aventura pelo Rio Juruena — Foto: Rudimar Cipriani
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) anunciou que o período de Piracema terminou na quinta (1°), no entanto, a pesca segue sendo proibida nos 17 rios que fazem divisa com outros estados.
A proibição segue somente no território dos estados vizinhos, onde ainda vigora o período de proibição. No lado de Mato Grosso, os pescadores devem seguir as regras da lei do Transporte Zero.
Rios que fazem divisa com MT: Amazonas - Rio Juruena; Pará - Rio Teles Pires e São Manuel; Tocantins - Rio Araguaia; Goiás - Rio Araguaia; Mato Grosso do Sul - Rio Paraguai, Rio São Lourenço, Rio Piquiri ou Itiquira, Rio Correntes, Rio do Peixe e Ribeirão Furna; Rondônia - Rio Capitão Cardoso, Rio Tenente Marques, Rio Iquê e Rio Cabixi; Bolívia - Rio Guaporé, Rio Verde e Corixo Grande.
De acordo com a Sema, a proibição da pesca nos estados citados acima segue o período estabelecido pela União, que se inicia em novembro e termina em fevereiro.
O Governo Estadual apresentou uma proposta ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma proposta para liberar a pesca de mais de 100 espécies de peixes e proibir 14, nos rios de Mato Grosso.
Os partidos MDB e PSD entraram com uma ação de inconstitucionalidade contra a Lei Transporte Zero, que proibia, na prática, a pesca profissional nos rios de Mato Grosso, que entrou em vigor neste ano.
O Estado quer manter o transporte, armazenamento e a comercialização das espécies Cachara, Caparari, Dourado, Jaú, Matrinchã, Pintado/Surubin, Piraíba, Piraputanga, Pirara, Pirarucu, Trairão e Tucunaré pelo período de 5 anos.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Após cobrança de Zuckerberg, óculos de realidade mista da Meta devem atrasar
Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 11h 16min
4 deputados federais se posicionam contra reforma administrativa
Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 11h 14min
PIB desacelera no 3º trimestre, mas agro puxa crescimento
Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 09h 13min
