Noticias
Pesquisa aponta Mauro e Janaina na briga pelas duas vagas ao Senado
12 de Maio de 2026 as 04h 27min
Instituto realizou também a média de 1º e 2º voto - Foto: Divulgação
Levantamento do Instituto Percent Brasil, encomendado pela TV Cuiabá, aponta que a corrida pelas duas vagas ao Senado em Mato Grosso permanece sem definição clara. Pela primeira vez no ciclo eleitoral, o instituto apresentou a média entre primeiro e segundo voto dos entrevistados, modelo semelhante ao utilizado pela Justiça Eleitoral na apuração oficial da disputa senatorial.
Na média consolidada, o ex-governador Mauro Mendes do União Brasil aparece na liderança com 27,6% das intenções de voto. No primeiro voto, ele registra 41,6%, mas cai para 13,7% no segundo voto, fator que reduz sua média geral. Já a deputada estadual Janaina Riva do MDB ocupa a segunda colocação, com 17%, mantendo desempenho mais equilibrado entre as duas opções: 18,9% no primeiro voto e 15,1% no segundo.
O deputado federal José Medeiros do PL soma 10% na média geral e alcança 11% no segundo voto, índice que o coloca em empate técnico com Janaina Riva e Mauro Mendes nesse recorte específico de segundo voto. O desempenho reforça a importância estratégica do segundo voto em uma eleição que escolherá dois representantes para o Senado.
Na sequência aparecem o senador Carlos Fávaro do PSD, com média de 6%, e o ex-governador Pedro Taques do PSB, com 5,8%. Fávaro registra 7,1% no primeiro voto e 4,9% no segundo. Já Pedro Taques aparece com 3,6% na primeira opção e 8,1% na segunda, demonstrando crescimento entre eleitores que ainda distribuem o segundo voto.
O produtor rural, Antonio Galvan do AVANTE, aparece com 1,1% no primeiro voto e 2,4% no segundo voto, ficando com média de 1,8%. Diogo Botelho do PDT registra 1,1% no primeiro voto e 1,7 no segundo, com média de 1,4%.
O índice de branco e nulo é praticamente o mesmo nas duas medições, 4,2 e 4,7 com média de 4,5%. Já o número de indecisos ou que não souberam responder sobe muito, 13% na primeira medição e 38,4% de indefinição para um segundo voto ao senado.
O levantamento também mediu os índices de rejeição dos pré-candidatos ao Senado. Pedro Taques lidera nesse quesito, com 10,8%, seguido por José Medeiros, com 5,3%, Mauro Mendes, com 5%, Diogo Botelho, com 4,9%, Antônio Galvan, com 4,8%, Janaina, com 3%, e Fávaro, com 2,5%.
A pesquisa ouviu presencialmente 1.200 pessoas entre os dias 30 de abril e 3 de maio. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi devidamente registrado na Justiça Eleitoral.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Procurador falta à Assembleia pela terceira vez seguida
Publicado em 08 de Julho de 2026 ás 08h 50min
Quem deve seguir e quem entra no radar da Seleção no próximo ciclo
Publicado em 08 de Julho de 2026 ás 07h 49min
Lions Clube de Colíder entrega 73 óculos a alunos da rede municipal
Publicado em 08 de Julho de 2026 ás 04h 53min
