Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 22 de Abril de 2025

Noticias

Pesquisa brasileira desenvolve app para ajudar vítimas de AVC

20 de Março de 2025 as 14h 53min

A recuperação de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode ser bem complicada: perda de funções motoras, diminuição de sensibilidade e instabilidade emocional são algumas das possíveis sequelas. Mas é possível superar estes obstáculos e um aplicativo desenvolvido por pesquisadores brasileiros pode ser novo auxiliar nesse momento tão complicado.

O app utiliza sensores do próprio celular para analisar a postura do usuário, observando a inclinação do aparelho. O telefone fica preso à roupa do paciente e usa o acelerômetro para fazer as medições. Assim que o aplicativo detecta alguma variação preocupante, ele emite um alerta ao usuário por imagem, alerta sonoro ou vibração.

Uma das sequelas mais comuns e desafiadoras de um AVC é a hemiparesia, que consiste em perda de força e massa muscular, além de paralisar parcial ou totalmente um lado do corpo. O app vai ajudar a combater exatamente esta consequência do derrame, auxiliando na recuperação e orientação corporal.

“A pessoa com hemiparesia perde a sensibilidade e a percepção de organização espacial. Com isso, ela tomba para um lado, por exemplo, e não percebe que isso aconteceu, chegando até a apresentar dores musculares em virtude do mau posicionamento. Acontece também que, sem a postura correta, ela não consegue executar tarefas cotidianas”, disse Amanda Polin Pereira, professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a Agência FAPESP.

O aplicativo foi desenvolvido durante o doutorado de Olibário José Machado Neto, bolsista da FAPESP no ICMC-USP, com apoio da FMRP-USP. Criado em codesign, o software uniu áreas da computação e da saúde, garantindo desenvolvimento ágil e inovador.

Segundo a professora Maria da Graça Campos Pimentel, não há nada similar na clínica para auxiliar na reabilitação de pacientes com hemiparesia. Os testes ocorreram em centro de reabilitação, com apoio de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e pacientes.

O app melhora a postura durante as sessões e permite que os profissionais foquem em outras áreas do tratamento. Além disso, gera dados que podem ampliar o conhecimento sobre hemiparesia. Agora, os pesquisadores estudam seu impacto no uso prolongado em casa.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Guerra comercial entre EUA e China seguem gerando incertezas no mercado global

Publicado em 22 de Abril de 2025 ás 12h 38min


Saiba os desafios mais urgentes para Mano Menezes no Grêmio

Publicado em 22 de Abril de 2025 ás 10h 37min


FESTART 2025 será lançado com evento especial nesta quarta

Publicado em 22 de Abril de 2025 ás 08h 36min


Jornal Online

Edição nº1526 - 18/04/2025