Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 19 de Julho de 2025

Noticias

Pesquisa de setembro mostra crescimento no índice de confiança do comerciante

01 de Outubro de 2023 as 10h 47min

Grande parte dos componentes se mostraram em queda mensal – Foto: Divulgação

O nível de confiança do empresariado em Cuiabá atingiu 114,8 pontos em setembro, uma alta de 0,9% em relação ao mês anterior, acumulando, assim, o terceiro aumento consecutivo na pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisada pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT).

No entanto, o índice atual ainda mostra uma queda de 16,5% no comparativo com setembro do ano passado, quanto apresentava 137,5 pontos.

Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, a retomada de crescimento no índice, após fortes quedas observadas nos primeiros meses do ano, se justifica pelas datas comemorativas do segundo semestre.

“A volta do indicador em patamar de crescimento é importante para avaliar como os empresários do comércio consideram o cenário econômico e as tendências a serem tomadas em ações futuras, principalmente neste período de datas comemorativas consideradas positivas para o comércio”.

O que ajuda a explicar esta tendência são os subíndices que avalia Nível de Investimento das Empresas, que cresceu 6,9% em setembro sobre o mês anterior, e o Indicador de Contratação de Funcionários, com aumento mensal de 4,2%.

Também foi observado na pesquisa que grande parte dos componentes se mostraram em queda mensal, sendo os mais significativos a Expectativa da Economia Brasileira e Condições Atuais da Economia com -2,1% e -1,9%, respectivamente.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, os subíndices que mais variaram têm relação com as Condições Atuais da Economia, que, neste ano, está 37,2% menor, e, em seguida, as Condições Atuais do Comércio, com índice 30,8% inferior ao ano anterior. O único que apresentou variação positiva no ano foi a Situação Atual dos Estoques, que cresceu 3,8%.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Municípios se preparam para atrair grandes investimentos

Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 15h 20min


Abel mostra ter dificuldade de extrair o máximo de jogadores do Palmeiras

Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 14h 20min


Sinop recebe programa de capacitação e implantação de fanfarras do Instituto Ciranda neste domingo

Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 13h 30min


Jornal Online

Edição nº1592- 19/07/2025