Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 05 de Julho de 2026

Noticias

PESQUISA PARTICIPATIVA: Colmeia Viva aprimora assistência técnica

Houve relatos de quedas na mortalidade de abelhas

13 de Maio de 2020 as 12h 00min

Foto: Assessoria

DA REPORTAGEM

 

Uma iniciativa da indústria de defensivos agrícolas para combater o mau uso de produtos e preservar abelhas, o Movimento Colmeia Viva celebra o sucesso de seu programa de Assistência Técnica. Implantado há cerca de dois anos, logo após a conclusão da pesquisa MAP (Mapeamento de Abelhas Participativo), feita com a participação de agricultores, apicultores e acadêmicos das universidades Unesp e UFSCar, o serviço oferece suporte especializado gratuito no manejo de agroquímicos e colmeias nas áreas rurais.

Conforme o Colmeia Viva, tem sido crescente a adesão do campo à proposta central do serviço de Assistência Técnica, que é a de esclarecer dúvidas e compartilhar boas práticas na relação entre agricultura e apicultura. O movimento ajuda a viabilizar a complementaridade entre defensivos agrícolas e abelhas, além de mitigar casos de mortalidade desses insetos polinizadores. A meta do Colmeia Viva é elevar continuamente o número de atendimentos da Assistência Técnica.

O médico veterinário Daniel Espanholeto, especialista em uso correto e seguro do Colmeia Viva, salienta que o MAP constituiu uma iniciativa de pesquisa concebida para investigar causas de mortes de abelhas no entorno de lavouras.

“Quando necessário, atendemos agricultores e apicultores diretamente nas propriedades de um e outro. Com essa estratégia, de 2018 até hoje caíram os relatos aos canais do movimento sobre mortes de abelhas ocasionadas por mau uso de defensivos”, continua Espanholeto. Ainda de acordo com o especialista, o movimento atua nas áreas agrícolas da Bahia, de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Veja Mais

Brasil encara Noruega domingo por vaga nas quartas de final

Publicado em 04 de Julho de 2026 ás 12h 22min


Pronunciamentos em cadeia de rádio e TV estão vedados a agentes públicos

Publicado em 04 de Julho de 2026 ás 10h 24min


Sorriso orienta MEIs que atuarão no Grand Rodeo

Publicado em 04 de Julho de 2026 ás 08h 27min


Jornal Online

Edição nº1831 - 02/07/2026