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Segunda Feira, 03 de Fevereiro de 2025

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Pesquisas científicas asseguram resultados de produtos agrícolas

21 de Agosto de 2024 as 12h 38min

Ponto de atenção é a credibilidade da empresa e as pesquisas científicas – Foto: Divulgação

Nos últimos anos houve um expressivo aumento de multinacionais ligadas ao agronegócio passando a atuar diretamente no mercado brasileiro. Se por um lado isso representa mais opções à classe produtora, por outro, é preciso ter no radar a preocupação com a segurança, eficácia e entrega de resultados de tantos produtos e tecnologias disponíveis.

Especificamente quando falamos no meio agrícola, um dos pontos de atenção e que está diretamente ligado a este cenário, é a credibilidade da empresa e as pesquisas científicas.

De acordo com Nelson Horowitz, engenheiro agrônomo, doutor em Ciência do Solo, professor na ESPM e consultor, a credibilidade é fundamental. “Isto está fortemente ligado ao desenvolvimento e à qualidade das pesquisas científicas conduzidas pelas empresas. Em um mercado onde a eficiência e a sustentabilidade são essenciais, a capacidade de uma companhia em fornecer produtos inovadores e cientificamente comprovados por instituições de pesquisas oficiais, como Embrapa, IAC e universidades, pode determinar seu destaque e longevidade no setor”, diz.

É por isso que multinacionais, como a recém-chegada no Brasil, a indiana SML Limited, focada em alta tecnologia de produtos nutricionais, protetivos e biológicos, tem como uma de suas principais características o investimento e dedicação na Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). Segundo, Danilo Nunes, engenheiro agrônomo, gerente de produto na empresa, são seguidas etapas rigorosas para garantir a eficácia e a segurança.

Esse processo inclui: a formulação inicial, testes in vitro e em vasos, microplot e plot, testes em parcelas maiores, mais próximas das condições reais de cultivo, e por fim à campo. “Nesses casos são estudos em locais abertos sob diversas condições climáticas e em todas regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), para assegurar que o produto funcione em todas as situações possíveis”, explica.

Estes experimentos são fundamentais, corrobora Guilherme Ohl, engenheiro agrônomo, pesquisador e consultor na Ceres. Para ele, os testes realizados em condições locais ajudam as empresas a ajustar seus produtos às necessidades específicas do mercado brasileiro. Além disso, essas informações são essenciais para o processo de registro de novos produtos junto às autoridades e para a recomendação de seu uso em diferentes regiões.

“Para o produtor, todas essas pesquisas levam informações reais e imparciais, assim eles têm acesso a dados atualizados e não enviesados, fundamentais para a tomada de decisões eficazes. É um suporte decisório, já que a pesquisa contínua permite respostas rápidas à problemas emergentes, ajudando o produtor a adaptar-se rapidamente a novas condições e desafios”, frisa o especialista.

Outro detalhe que precisa ser levado em conta é que o Brasil possui um clima e condições de solo únicos e que não são encontrados em outros países. “Isso significa que tecnologias desenvolvidas em regiões temperadas podem não ser eficazes aqui”, lembra Ohl.

Por isso, muitas vezes, produtos e tecnologias precisam ser testados e adaptados para garantir que funcionem bem nas condições específicas das áreas brasileiras. “Isso envolve ajustar formulações, métodos de aplicação, e considerar fatores ambientais locais”, endossa o consultor da Ceres.

O gerente da SML cita como exemplo a variação de temperatura, luminosidade e pluviometria. “Essas diferenças climáticas, por exemplo, nas regiões brasileiras podem alterar o desempenho de tecnologias agrícolas. Cito um pesticida que funciona bem em uma área com alta umidade, mas que pode ser menos eficaz em outra mais seca”, reforça.

PESQUISAS
SÃO CRUCIAIS

Tão relevante quanto pesquisar, é importante a qualidade desses testes. Para o professor Horowitz, a pesquisa não só impulsiona a inovação, mas também garante que os produtos oferecidos sejam eficazes e sustentáveis. Conforme ele destaca, os principais aspectos incluem:

Metodologia Rigorosa: empresas líderes investem em metodologias de pesquisa avançadas e rigorosas, incluindo ensaios controlados e estudos de campo extensivos. Isso garante que os resultados obtidos sejam válidos e aplicáveis em condições reais de cultivo.

Publicações em Revistas Científicas: a publicação de pesquisas em periódicos revisados por pares é um indicador de alta qualidade científica.

Inovação e Tecnologia: o desenvolvimento de novas formulações e tecnologias de fertilizantes, como produtos que melhoram a eficiência na absorção de nutrientes e minimizam o impacto ambiental, demonstra um forte compromisso com a pesquisa e a inovação.

Resultados Reproduzíveis: a capacidade de replicar resultados de pesquisas em diferentes condições e locais é crucial para validar a eficácia dos produtos. Ensaios independentes e confirmações por terceiros são fundamentais para fortalecer a credibilidade da empresa junto ao mercado agrícola.

Nesse aspecto, as consultorias têm um papel de destaque, já que elas hoje conduzem boa parte desses estudos no Brasil. O consultor da Ceres conta que são fundamentais para auxiliar os agricultores na parte técnica da produção, abordando práticas agrícolas, manejo de culturas, uso de insumos, e técnicas de cultivo. Além disso, oferecem suporte diário e personalizado para as necessidades específicas. “Também realiza pesquisa agronômica aplicada com geração de dados que embasam as recomendações feitas pela equipe de consultores, garantindo que estas sejam baseadas em evidências científicas e adaptadas às condições locais”, reforça.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

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