Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 16 de Fevereiro de 2026

Noticias

Pessoas com diabetes têm 1,5 mais chance de ter um AVC

28 de Junho de 2024 as 16h 06min

Brasil é o 6º país em incidência de diabetes no mundo – Foto: Divulgação

Na última quarta (26) foi celebrado o Dia Nacional do Diabetes, data que busca conscientizar a população sobre a diabetes mellitus, uma doença crônica caracterizada pela baixa produção ou má absorção de insulina. A doença já acomete cerca de 20 milhões de brasileiros, segundo o novo Censo, divulgado em 2023.

Conforme dados da Federação Internacional do Diabetes, o Brasil é o sexto país com maior incidência de diabetes no mundo, com uma  prevalência de 10,5%. Esse número é preocupante para alguns especialistas que relacionam o Acidente Vascular Cerebral (AVC) com pacientes diabéticos. Para eles, pessoas com diabetes têm aproximadamente 1,5 mais chances de sofrer AVC do que indivíduos sem a doença.

O neurocirurgião Victor Hugo Espíndola alerta que a doença não tratada é um dos fatores de risco para o derrame. ‘’Altos níveis de açúcar no sangue, além de danificar os vasos sanguíneos e os nervos, contribuem para o depósito de gordura nas artérias (conhecidas como placas ateroscleróticas), o que torna o AVC com mais probabilidade de acontecer”.

De acordo com dados da American Heart Association (AHA), cerca de 16% dos adultos com mais de 65 anos com diabetes morrem vítimas de um derrame (AVC). “Quando o paciente tem ainda obesidade, pressão alta, é fumante e ainda não tem uma dieta saudável, a pessoa vira uma ‘bomba relógio’ para um AVC”, alerta Espíndola.

A diabetes é uma doença que não tem cura, mas pode ser controlada. Embora tenha um forte componente genético, basta um estilo de vida não saudável para a doença ser desenvolvida. O neurocirurgião lista algumas medidas que podem ser adotadas para a prevenção dessa doença: alimentar-se de forma mais saudável como alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais; praticar exercícios regularmente; manter um peso saudável; ter boas noites de sono; evitar álcool e cigarro; fazer avaliações médicas periodicamente.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Anthropic acaba de arrecadar US$ 30 bilhões em investimentos

Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 12h 26min


Criança de 3 anos sem capacete morre em acidente entre moto e caminhão em Cuiabá

Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 10h 25min


Aplicação de adubo em taxa variável reduz desperdícios e pode elevar produtividade

Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 08h 24min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026