Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 30 de Junho de 2024

Noticias

Pessoas com diabetes têm 1,5 mais chance de ter um AVC

28 de Junho de 2024 as 16h 06min

Brasil é o 6º país em incidência de diabetes no mundo – Foto: Divulgação

Na última quarta (26) foi celebrado o Dia Nacional do Diabetes, data que busca conscientizar a população sobre a diabetes mellitus, uma doença crônica caracterizada pela baixa produção ou má absorção de insulina. A doença já acomete cerca de 20 milhões de brasileiros, segundo o novo Censo, divulgado em 2023.

Conforme dados da Federação Internacional do Diabetes, o Brasil é o sexto país com maior incidência de diabetes no mundo, com uma  prevalência de 10,5%. Esse número é preocupante para alguns especialistas que relacionam o Acidente Vascular Cerebral (AVC) com pacientes diabéticos. Para eles, pessoas com diabetes têm aproximadamente 1,5 mais chances de sofrer AVC do que indivíduos sem a doença.

O neurocirurgião Victor Hugo Espíndola alerta que a doença não tratada é um dos fatores de risco para o derrame. ‘’Altos níveis de açúcar no sangue, além de danificar os vasos sanguíneos e os nervos, contribuem para o depósito de gordura nas artérias (conhecidas como placas ateroscleróticas), o que torna o AVC com mais probabilidade de acontecer”.

De acordo com dados da American Heart Association (AHA), cerca de 16% dos adultos com mais de 65 anos com diabetes morrem vítimas de um derrame (AVC). “Quando o paciente tem ainda obesidade, pressão alta, é fumante e ainda não tem uma dieta saudável, a pessoa vira uma ‘bomba relógio’ para um AVC”, alerta Espíndola.

A diabetes é uma doença que não tem cura, mas pode ser controlada. Embora tenha um forte componente genético, basta um estilo de vida não saudável para a doença ser desenvolvida. O neurocirurgião lista algumas medidas que podem ser adotadas para a prevenção dessa doença: alimentar-se de forma mais saudável como alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais; praticar exercícios regularmente; manter um peso saudável; ter boas noites de sono; evitar álcool e cigarro; fazer avaliações médicas periodicamente.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Jantar sela acordo para Mesa da AL; Júlio deverá ser vice de Max

Publicado em 30 de Junho de 2024 ás 06h 08min


Flamengo: poucos cartões e disciplina são chaves para evitar mais baixas

Publicado em 29 de Junho de 2024 ás 14h 16min


Solução para alucinações de IA pode ser… a própria IA!

Publicado em 29 de Junho de 2024 ás 12h 14min


Jornal Online

Edição nº1325 28/06/2024