Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 05 de Março de 2026

Noticias

Petrobras avalia novos projetos de energia eólica na costa brasileira

08 de Março de 2023 as 12h 47min

Estatal firma acordo que amplia parceria com empresa privada – Foto: Divulgação

A Petrobras vai estudar a viabilidade de sete projetos de geração de energia eólica offshore na costa brasileira.

Os parques eólicos em potencial abrangem os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. A previsão é que gerem até 14,5 GW (gigawatts) de energia. A análise será feita em cooperação com a empresa privada Equinor, que atua no país desde 2001, e levará em conta as possibilidades técnicas, econômicas e ambientais.

“O acordo vai abrir caminhos para uma nova fronteira de energia limpa e renovável no Brasil, aproveitando o expressivo potencial eólico offshore do nosso país e impulsionando nossa trajetória em direção à transição energética”, afirmou o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

Petrobras e Equinor já haviam firmado parceria em 2018 para implantação de dois parques eólicos na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo: o Aracatu I e II. O novo acordo inclui a análise dos parques de Mangara/PI; Ibitucatu/CE; Colibri/RN-CE; e Atobá e Ibituassu/RS. O prazo de vigência vai até 2028.

“Estamos felizes em expandir nossa colaboração para renováveis, possibilitando uma ampla oferta de energia no Brasil. Juntos, estamos engajados ativamente para contribuir com a realização da energia eólica offshore e da transição energética do Brasil, criando as condições iniciais necessárias para que a energia renovável se desenvolva de maneira sustentável”, disse o diretor executivo da Equinor, Anders Opedal.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

PL descarta aliança com MDB ao Senado

Publicado em 05 de Março de 2026 ás 16h 15min


TSE aprova 7 resoluções para as eleições 2026

Publicado em 05 de Março de 2026 ás 15h 14min


Dilmar Dal Bosco destaca fortalecimento do turismo em Nobres

Publicado em 05 de Março de 2026 ás 14h 16min


Jornal Online

Edição nº1750 - 05/03/2026