Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

PIB teve queda de 8% no 3º trimestre do ano, diz IBGE

07 de Dezembro de 2021 as 10h 00min

Agronegócio foi o principal responsável pela retração do PIB – Foto: Divulgação

O Produto Interno Bruto (PIB) no agronegócio teve queda de 8% no terceiro trimestre do ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Mato Grosso, as chuvas foram um dos fatores que afetaram as produções.

De acordo com o economista Feliciano Azuaga, na região Centro-Oeste, houve aumento dos preços das commodities. “Enquanto algumas regiões tiveram excelentes resultados devido ao aumento do preço das commodities, o que é o caso da região Centro-Oeste e outras regiões do Brasil. Na região Sul, houve alguns problemas relacionados ao clima”, explica.

A falta de insumos agrícolas no mercado também trouxe impacto. Para uma empresa de distribuição desses produtos, a crise energética na China afetou a produção, principalmente, de defensivos agrícolas.

De acordo com o diretor executivo da empresa Henrique Alexandre Mazardo, a China e a Índia são os principais produtores dos defensores agrícolas. “O Brasil importa mais de 40% de químicos da China e da Índia, que são os principais produtores, e temos restrições nesses dois países. Uma restrição com relação a crise energética na China, que vem cortando dias de produção das fábricas para que eles possam atingir as metas de carbono. A situação se agrava ainda pela crise de logística e a falta de contêineres para embarcar esses produtos para o Brasil”, contou.

A escassez aumenta o preço do produto e a estimativa é que as próximas safras fiquem mais caras. Segundo especialistas, essa retratação no setor impacta diretamente a vida do consumidor. O combustível do transporte, seja da produção ou dos insumos, é mais um peso para o agronegócio. Ainda de acordo com o economista, a inflação é o principal fator para os produtos subirem.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024