Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 17 de Abril de 2024

Noticias

Piquet repete termo racista e tem fala homofóbica em novo trecho

02 de Julho de 2022 as 11h 53min

Nelson Piquet, ex-piloto brasileiro e tricampeão mundial da F1 — Foto: REUTERS

Um dia após divulgar nota em que justifica o uso do termo racista “neguinho” contra Lewis Hamilton, Nelson Piquet voltou a ser alvo de críticas com a repercussão de um novo trecho da entrevista, publicada ano passado e que tomou as redes no começo da semana.

No recorte publicado pelo portal Grande Prêmio, o brasileiro repete a expressão racial, tem uma fala homofóbica e ainda ofende o finlandês Keke Rosberg, campeão de 1982 na F1 e pai do antigo rival de Hamilton na Mercedes, Nico Rosberg - que venceu o heptacampeão na disputa pelo título de 2016.

“O Keke? Era uma b... Não tinha valor nenhum. É que nem o filho dele (Nico), ganhou um campeonato, o neguinho (Hamilton) devia estar ‘dando mais c...’ naquela época e estava meio ruim”, disse o ex-piloto.

No primeiro trecho que tomou conta da internet nos últimos dias, Piquet chama Hamilton de "neguinho" duas vezes ao opinar sobre a batida do heptacampeão com Max Verstappen no GP da Inglaterra de 2021. O holandês namora Kelly, filha do ex-piloto.

Em um comunicado, o tricampeão se isentou da conotação racial que carrega o termo e alegou que a palavra é usada de forma coloquial no português brasileiro. Ele ainda justificou que a expressão foi traduzida incorretamente.

“O que eu disse foi mal pensado, e não defendo isso, mas vou esclarecer que o termo usado é aquele que tem sido amplamente e historicamente usado coloquialmente no português brasileiro como sinônimo de 'cara' ou 'pessoa' e foi nunca teve a intenção de ofender. Peço desculpas de todo o coração a todos que foram afetados, incluindo Lewis, que é um piloto incrível, mas a tradução em algumas mídias que agora circulam nas redes sociais não está correta. A discriminação não tem lugar na F1 ou na sociedade e estou feliz em esclarecer meus pensamentos a esse respeito”, diz trecho do comunicado do ex-piloto.

Adilson Moreira, doutor em Direito, especialista no tema e autor do livro "Racismo Recreativo", rebate o argumento de que o termo seria apenas uma gíria: “Termos como ‘neguinho’, ‘crioulo’, ‘negão’ são utilizados em uma variedade de situações. Mas expressam estereótipos, representações negativas sobre pessoas negras. Elas reproduzem a ideia de que negros não são atores sociais competentes, são pessoas moralmente degradadas. Esse foi exatamente o sentido utilizado por Nelson Piquet quando fez referência a Lewis Hamilton”

A Federação Internacional do Automobilismo (FIA), a F1 e a Fórmula E emitiram notas em repúdio à fala do ex-piloto. Além da Mercedes, equipe de Hamilton, Alpine, McLaren, Aston Martin e Ferrari também prestaram apoio ao britânico, bem como seu colega de equipe George Russell e os rivais Charles Leclerc, Carlos Sainz, Lando Norris, Daniel Ricciardo e Esteban Ocon.

A F1 ainda decidiu banir o tricampeão do paddock de todas as etapas, segundo a imprensa britânica. E nesta quinta, Piquet foi suspenso do Clube de Pilotos Britânicos, que reúne nomes proeminentes do esporte a motor e do qual ele fazia parte como membro honorário - e Hamilton também é participante.

Hamilton tem sido uma voz proeminente no combate ao racismo dentro da F1, fundando a instituição Mission 44 e promovendo iniciativas que visam aumentar a diversidade no esporte desde 2020.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Grêmio corre para contratar Edenilson e zagueiro, mas esbarra em dificuldades

Publicado em 17 de Abril de 2024 ás 16h 30min


Ônibus do Hospital do Câncer vai realizar atendimentos em Sinop

Publicado em 17 de Abril de 2024 ás 15h 30min


Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas?

Publicado em 17 de Abril de 2024 ás 14h 29min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024