Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 19 de Junho de 2026

Noticias

Piracema: apreensão de pescado aumenta 833,3% e chega a 4 toneladas

15 de Fevereiro de 2024 as 12h 18min

Período de defeso começou em outubro do ano passado e terminou no dia 1° deste mês – Foto: Divulgação

A piracema chegou ao fim no dia 1° deste mês, com 4 toneladas de pescado apreendidos, um aumento de 833,3% em relação ao ano anterior, quando foram apreendidos 480 kg, segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Conforme o balanço, o total de multas aplicadas também cresceu, sendo registrados R$ 3,5 milhões neste ano, enquanto em 2023 foram R$ 84 mil. A maior parte das multas foi por pesca ilegal e pela falta de declaração para estoque, transporte, armazenamento e comercialização.

Ainda de acordo com o balanço, foram vistoriados mais de 3,8 mil pescados, 3 mil veículos, 237 embarcações, com cerca de 1,5 mil peixes devolvidos aos rios.

Além disso, o levantamento também inclui a apreensão de mais de 16.500 iscas vivas, 2.400 anzóis, 299 redes de pesca, 100 espinhéis, 162 tarrafas e outros apetrechos. Os fiscais também apreenderam duas motocicletas, 24 carros, 16 caminhonetes e 15 caminhões.

As cidades com maior número de apreensões foram: Poconé, Araguaiana, Várzea Grande, Tangará da Serra, Cáceres, Barra do Bugres, Cuiabá, Poxoréu, Nova Xavantina e Canarana.

A lei do "Transporte Zero" tinha a proposta de proibir por 5 anos o transporte, armazenamento e comercialização do pescado, partir de 1º de janeiro de 2024. Segundo o governo do estado, a medida era necessária por causa da redução dos estoques pesqueiros, o que colocava em risco várias espécies nativas no estado.

Fonte: DA REPORTAGEM - G1-MT

Veja Mais

Apple pode topar acordo com Cade para liberar Pix por aproximação no iPhone

Publicado em 19 de Junho de 2026 ás 18h 57min


MT acelera colheita do milho, mas alta dos custos em 14% exige cautela

Publicado em 19 de Junho de 2026 ás 17h 56min


UCT Sinop abre neste sábado para receber doações de sangue

Publicado em 19 de Junho de 2026 ás 16h 55min


Jornal Online

Edição nº1823 - 19/06/2026