Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 22 de Abril de 2026

Noticias

Piracema tem início em Mato Grosso

05 de Outubro de 2022 as 06h 30min

Período de piracema termina em fevereiro/2023 – Foto: Divulgação

O período de defeso da piracema em Mato Grosso começou na última segunda-feira (3). A decisão foi tomada pelo Conselho Estadual de Pesca (Cepesca), em setembro. Durante quatro meses, a pesca é proibida nos rios do estado.

O período representa uma antecipação de um mês em relação ao período decretado como defeso da piracema no restante do país. Segundo os estudos, há a probabilidade de 80% dos peixes estarem no seu período reprodutivo entre outubro e janeiro.

O padrão da atividade das espécies nos rios de Mato Grosso foi constatado por monitoramento e pesquisa feitos por especialistas da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que monitoram os peixes.

O período termina no dia 2 de fevereiro de 2023. A fiscalização pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) será intensificada neste período.

ESTUDOS

Estudos realizados pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) revelam que a maioria das espécies de peixes já se encontra em período reprodutivo no mês de outubro nos rios mato-grossenses.

De acordo com especialistas das duas entidades, por não ser visível para leigos que o peixe está com os órgãos reprodutivos desenvolvidos, o período de defeso se faz necessário para a proteção dos peixes da pesca.

A professora e bióloga da UFMT, Lúcia Mateus, revela que dados coletados sobre as espécies pintado e cachara, por exemplo, mostram que a probabilidade de elas estarem em reprodução no mês de outubro é de cerca de 40%, já em fevereiro, 20%.

Já a probabilidade do conjunto dos siluriformes, ou seja, peixes como o cascudo e o bagre, chega a 55% de estarem em reprodução no mês de outubro. “Estes são dados estatisticamente significativos, e com 95% de confiabilidade”, afirma a especialista.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Blue Origin reutiliza foguete New Glenn pela primeira vez em marco histórico

Publicado em 21 de Abril de 2026 ás 17h 30min


Condutor fica ferido em acidente entre caminhonetes e carreta em Campo Novo do Parecis

Publicado em 21 de Abril de 2026 ás 16h 29min


PM prende homem e fecha garimpo ilegal em Novo Mundo

Publicado em 21 de Abril de 2026 ás 15h 29min


Jornal Online

Edição nº1782 - 21e22/04/2026