Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 03 de Julho de 2024

Noticias

‘Piscicultura é um negócio do Brasil inteiro’, diz Peixe BR

13 de Maio de 2024 as 08h 40min

Consumo de tilápia cresceu 53% e mercado internacional saltou de 17 para 42 países – Foto: Divulgação

Nos últimos 10 anos, o consumo per capita de peixe de cultivo foi o que mais cresceu dentro da cadeia da proteína animal no Brasil. Foram 103% no período. Ao se analisar o de tilápia, de acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), o aumento foi de 53%. A tecnologia empregada na produção de peixes de cultivo no país é considerada uma das maiores do mundo.

“A piscicultura é um negócio hoje do Brasil inteiro e não mais apenas de algumas regiões específicas”, comenta o diretor-presidente da Peixe BR, Francisco Medeiros.

Ele comenta houve muito avanço na criação de peixes de cultivo nos últimos anos, principalmente no período em que a piscicultura se encontrava dentro do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no qual se conseguiu reduzir pela metade o tempo de liberação dos processos de licenças e outorgas.

Atualmente, 65% do peixe de cultivo no Brasil é tilápia e o restante é capitaneado, principalmente, das espécies tambaqui e tambatinga. “Nunca tivemos uma história de proteína animal no Brasil que tenha tido um crescimento tão grande [de consumo]. Aí você fala: ‘Mas, eu estou pagando caro’. Em determinados locais de pontos de vendas realmente ainda está caro. Hoje, a gente consegue os melhores preços ao consumidor nos chamados atacarejos”.

Ainda referente a questão de preços ao consumidor, o presidente da Peixe BR explica que quando se trabalha com peixe nativo, geralmente a compra é do animal inteiro. Ao contrário da tilápia. No que tange à exportação, no caso da tilápia, hoje o Brasil envia a espécie para 42 países. Além disso, segundo Francisco Medeiros, entre os produtos da espécie que mais tem o mercado externo como destino está a pele, muito utilizada na indústria de cosméticos visto ser rica em colágeno.

A pele da tilápia, inclusive, comenta ele, também é muito utilizada na medicina, devido ao seu colágeno, para auxiliar na recuperação de pacientes com queimaduras.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Cortes de orçamento levam ANP a reduzir coletas semanais de preços

Publicado em 03 de Julho de 2024 ás 10h 53min


Recordes de abates bovinos impulsionam VBP no estado

Publicado em 03 de Julho de 2024 ás 09h 50min


Sicredi é reconhecido em ranking de desempenho

Publicado em 03 de Julho de 2024 ás 08h 50min


Jornal Online

Edição nº1328 03/07/2024