Noticias
Pivetta descarta Fethab II e cobra mais indústria em MT
24 de Setembro de 2026 as 13h 14min
Governador também cita alcoolduto e equilíbrio fiscal - Foto: Assessoria
O governador e candidato à reeleição Otaviano Pivetta afirmou que não pretende reeditar o Fethab II após o fim da contribuição adicional. Em encontro com representantes do setor de bioenergia, em Cuiabá, ele defendeu que Mato Grosso avance na industrialização e passe a agregar mais valor à soja e ao milho produzidos no estado.
A proposta apresentada por Pivetta inclui ampliar o esmagamento de soja e a transformação do milho em proteína, além de acompanhar a expansão do etanol de milho com novos investimentos em infraestrutura.
Para sustentar novos investimentos, o governador colocou o equilíbrio das contas públicas entre as prioridades de uma eventual continuidade de sua gestão. Ele citou a classificação fiscal do Estado atribuída pelo Tesouro Nacional como argumento para defender a manutenção da política de controle das despesas. “Não é à toa que nós temos nota A do Tesouro Nacional e estamos mantendo essa nota”, afirmou.
Ao tratar do Fethab II, Pivetta vinculou a decisão de não reeditar a cobrança adicional à necessidade de preservar a previsibilidade para o setor produtivo. O fundo, criado para financiar investimentos em infraestrutura, tem sido alvo de discussões sobre sua continuidade após o encerramento da contribuição extraordinária.
A logística para o setor de biocombustíveis também foi mencionada durante o encontro. Pivetta citou a implantação de um alcoolduto como uma das estruturas necessárias para acompanhar o crescimento da produção de etanol de milho.
A discussão ganhou espaço neste mês com o anúncio de um projeto privado para implantação de um sistema de dutos entre Sinop e Paulínia (SP), com passagem por Mato Grosso do Sul. A estrutura é apresentada como alternativa para ampliar o transporte de biocombustíveis produzidos na região.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
General Carneiro: PNTP 2026 entra na etapa de Garantia da Qualidade
Publicado em 24 de Setembro de 2026 ás 12h 07min
Juarez Costa aparece em segundo em pesquisa para federal
Publicado em 24 de Setembro de 2026 ás 11h 13min
Câmara elege novo corregedor-substituto e prorroga CPI da Águas de Sinop
Publicado em 24 de Setembro de 2026 ás 10h 13min
