Noticias
PL 182/2024 isenta produção primária e gera oportunidade para o setor
03 de Dezembro de 2024 as 09h 51min
Regras do SBCE podem impactar os custos dos insumos agropecuários – Foto: Leandro AndradeO Projeto de Lei nº 182/2024, que institui o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE), foi aprovado em duas instâncias no Congresso Nacional e segue para sanção presidencial.
Além de regulamentar a compra e venda de créditos de carbono no setor voluntário, que já ocorre no Brasil com iniciativas privadas, o projeto estabelece o setor regulado, abrangendo ações do poder público.
Para a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), a comercialização de créditos de carbono, oriundos do balanço positivo da maioria das propriedades, representa uma nova oportunidade de renda para os produtores.
Inicialmente, a produção primária agropecuária, incluindo bens, benfeitorias e infraestrutura diretamente associados às propriedades rurais, está isenta da regulação. Assim, não será necessário monitorar ou reportar emissões anualmente.
“A isenção para produção primária evita custos adicionais ao produtor e também gera uma oportunidade no mercado de carbono. A vantagem competitiva do agronegócio é que ele possui potencial para apresentar balanços de carbono positivo, o que pode melhorar a imagem do próprio setor e abrir novos mercados”, aponta o vice-presidente e coordenador da Comissão de Sustentabilidade da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier.
O principal objetivo da nova lei é estabelecer um sistema regulatório para as emissões de gases de efeito estufa no Brasil, contribuindo para que o país cumpra seus compromissos ambientais. A regulação se aplicará a atividades, fontes e instalações que emitam mais de 10 mil toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e) por ano.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
BNDES calcula ter mobilizado R$ 25,7 bi para reconstrução do RS
Publicado em 26 de Dezembro de 2024 ás 07h 01min
Vacina contra o câncer chega em 2025 na Rússia
Publicado em 26 de Dezembro de 2024 ás 05h 58min
3 praias no Médio Teles Pires estão impróprias para o banho
Publicado em 26 de Dezembro de 2024 ás 05h 08min