Noticias
Plano Diretor de Sinop é aprovado por unanimidade
17 de Julho de 2024 as 05h 16min

Em sessão antecipada da primeira semana de agosto, os 15 vereadores de Sinop aprovaram, de forma unânime o projeto de atualização do Plano Diretor de Sinop. Após a sanção do prefeito Roberto Dorner o Plano entra imediatamente em vigor e destrava o município que se encontrava há anos em defasagem.
O plano traz uma série de medidas para orientar o desenvolvimento urbano e a expansão da cidade. O empreendedor poderá aproveitar melhor o espaço dos lotes para construir prédios com mais andares e apartamentos maiores. Na área central, os novos prédios não têm limite de andares, enquanto nos bairros, a altura máxima é de 25 andares em avenidas e 12 andares em ruas.
Além disso, o plano visa transformar áreas verdes já criadas em praças e espaços de lazer, contribuindo para a qualidade de vida e convivência dos moradores.
O zoneamento também foi expandido, incluindo o distrito industrial e comercial. Agora, ele abrange o trecho entre Camping Clube até Alto Glória, com uma extensão de 40 km. Essa expansão permitirá modernizar e adaptar leis relacionadas ao uso do solo, código de obras e planos de habitação social.
O projeto busca compatibilizar o adensamento construtivo e populacional com a infraestrutura urbana. Também estabelece critérios para o cumprimento da função social da propriedade urbana.
Além disso, o plano define mecanismos para aplicação dos instrumentos de política urbana previstos na legislação federal. Promove, ainda, a governança participativa e o financiamento do desenvolvimento urbano.
O vereador e líder do prefeito na Câmara, Dilmair Callegaro (PL), avaliou o processo de votação. “E esse Plano Diretor, literalmente, ele foi uma novela, mais traz aí agora tranquilidade para os investidores, para os loteadores e também para o município Sinop, com o trabalho em conjunto da Câmara de Vereadores. Era algo que vinha aí há vários anos essa pendência e que se soluciona um problema de longa data e agora, na sequência, termos o Plano de Mobilidade Urbana que vem a calhar junto com o plano diretor”, disse.
O parlamentar ainda disse que a aprovação dá cerelidade aos processo de andamento de algumas obras que, estão apenas no aguardo da aprovação do plano para irem para a prática. “Dá diretrizes do que a gente não tinha antigamente, onde que pode ser construído, o que pode ser construído, então, muitas vezes, o empresário chegava em Sinop e ficava a mercer de uma decisão aí que ele não tinha juridicamente condições de fazer o investimento na nossa cidade”, concluiu.
Para o vereador de oposição, Mário Sugizaki (Podemos), disse que o Plano Diretor é importante para o município e mesmo com as diversas discussões das últimas sessões, ele precisava ser aprovado. “Desde quando o projeto veio para casa, a gente já tinha participado de todos os processos, recebemos as emendas, nós propusemos emendas também, então a gente já tinha uma clareza de que o plano diretor tinha que ser aprovado. Nós tivemos aí a segunda votação, foi um pouco conturbada, antes mesmo de tê -la, porque tivemos aí a pedido de vista, depois uma retirada da comissão, tinha algumas emendas um pouco mais delicadas, uma delas até foi reprovada. Então, eu acho que se a gente fizer um levantamento, eu creio com o Plano Diretor, ele foi a contento daquilo que foi discutido com toda a população, com toda a sociedade organizada. Então, a gente faz esse levantamento e considero que acho que é um dos projetos mais importantes que passou nesta casa, nesses quatro anos que nós estamos aqui”, concluiu o parlamentar.
Fonte: CLEMERSON SM
Veja Mais
Cejusc realiza em Sinop mutirão de audiências de conciliação
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 18h 41min
Sorriso-Confins: dois voos são cancelados por ‘questões técnicas’
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 15h 43min
Profissionais da enfermagem cobram cumprimento do piso
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 15h 17min