Noticias
Plantio da soja avança em MT, mas incerteza persiste sobre o milho
07 de Novembro de 2024 as 13h 53min

As chuvas voltaram a cair nas principais regiões produtoras de Mato Grosso acelerando o ritmo do plantio da soja em muitos municípios. Contudo, mesmo com o avanço dos trabalhos no campo, a escolha pelo milho como cultura de segunda safra ainda causa incertezas, o que pode fazer a cultura perder espaço em locais com a semeadura da oleaginosa mais atrasada.
O plantio da soja atingiu na última semana 79,56% da área prevista no estado, conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Apesar do avanço, os trabalhos seguem atrasados em relação à mesma época do ano passado, quando Mato Grosso contava com 83,32% do grão plantado.
A preocupação do setor produtivo do estado é grande, de acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja Mato Grosso), Lucas Costa Beber, uma vez que também houve atraso no plantio da safra 2023/24 em decorrência as adversidades climáticas causadas pelo fenômeno El Niño.
“Por mais que tenha prejudicado a soja, nós conseguimos antecipar o plantio do milho ou readequar a janela, devido às altas temperaturas que encurtaram o ciclo da soja. Já esse ano o cenário é diferente. Isso já tira a soja fora do fotoperíodo normal ao qual as variedades são programadas, o que pode interferir na produtividade. Mas, o que preocupa mais é a segunda safra de milho”, diz.
O relatório de plantio do Imea revela que a região Médio Norte é a mais avançada nos trabalhos com 93,33% da área cultivada. Na outra ponta está a região nordeste com apenas 59,46% da semeadura realizada. Em Água Boa, comenta o presidente do Sindicato Rural, Geraldo Delai, os produtores estão cautelosos.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
ALMT cria Câmara Setorial para enfrentar feminicídios
Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 11h 37min
Mercado do arroz: crise se aprofunda com atraso no plantio e queda no consumo interno
Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 10h 36min
Mauro nega enfraquecimento de grupo de governadores
Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 09h 36min