Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 20 de Junho de 2026

Noticias

Plantio de algodão avança quase 20 pontos percentuais em uma semana em MT

23 de Janeiro de 2024 as 18h 44min

Ritmo da colheita da soja vem influenciando diretamente da semeadura da 2ª safra de algodão – Foto: Divulgação

O plantio do algodão em Mato Grosso segue acima da média histórica nesta safra 2023/24. Até sexta (19) os cotonicultores do estado haviam semeado 56,48% dos 1,35 milhão de hectares projetados para a temporada. A extensão supera os 25,47% da temporada passada e o histórico dos últimos cinco anos de 38,35%.

Relatório de semeadura do algodão do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) revela que na variação semanal o avanço foi de 19,82 pontos percentuais.

A região nordeste é a mais avançada com os trabalhos. Por lá 66,90% da área destinada ao algodão foram plantadas. No sudeste 62,09% e no oeste 57,37%. Já no centro-sul mato-grossense, segundo o Imea, 54,14% das áreas foram plantadas, enquanto no médio-norte 50,59% e no noroeste 49,50%.

Na última semana o Imea divulgou sua perspectiva de safra para o algodão em Mato Grosso. Na ocasião o relatório trouxe a manutenção das projeções para a temporada 2023/24.

“Esse cenário de adiantamento dos trabalhos a campo, aliado aos bons volumes de chuvas possibilita um maior percentual de talhões semeados dentro das condições consideradas ideias, o que estimula os cotonicultores a investirem nas áreas do algodão”, explica o instituto em seu relatório.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Brasil sentiu menos o aumento do petróleo que outros países

Publicado em 20 de Junho de 2026 ás 12h 45min


Prefeitura confirma Expolucas 2026 com entrada gratuita em todas as noites

Publicado em 20 de Junho de 2026 ás 10h 48min


Etapas regionais dos Jogos Escolares e Estudantis começam neste sábado

Publicado em 20 de Junho de 2026 ás 08h 47min


Jornal Online

Edição nº1823 - 19/06/2026