Noticias
Plantio de feijão após soja intensifica a bacteriose
22 de Outubro de 2021 as 12h 00min
Rotação tem favorecido intensificação da Murcha de Curtobacterium – Foto: Divulgação
A rotação de culturas é uma das práticas recomendadas para viabilizar o manejo em áreas já contaminadas com agentes causais de doenças. Contudo, essa rotação realizada em cultivos de leguminosas em sucessão, como no caso de feijão logo após soja, está favorecendo a intensificação da Murcha de Curtobacterium.
Este é um patógeno conhecido como Curtobacterium flaccumfaciens pv. Flaccumfaciens (Cff), que acomete a soja e que frequentemente ocasiona também perdas nas lavouras de feijão. A pesquisadora da Embrapa da área de fitopatologia, Adriane Wendland, chama a atenção para esse fato que vem ocorrendo no campo.
“A Murcha de Curtobacterium tem se tornado uma ameaça ao cultivo do feijão. A primeira constatação da doença no Brasil foi em 1995 e, hoje, o patógeno encontra-se distribuído em várias regiões produtoras, devido à baixa disponibilidade de cultivares resistentes e ainda à inexistência de produtos registrados que possam ser aplicados para o controle da doença. A recomendação é que, em áreas com histórico dessa bacteriose, deve-se evitar o plantio dessas duas culturas em sucessão, pois favorece o aumento expressivo da Murcha de Curtobacterium e a maioria dos produtores ainda não sabe que o cultivo de feijão sobre soja é que tem agravado essa situação”.
O trabalho de investigação científica que evidenciou também lesões foliares causadas por Murcha de Curtobacterium chama-se: “Avaliação de sintomas foliares de Murcha de Curtobacterium em feijoeiro inoculado com isolados oriundos de soja”, e foi realizado pela mestranda Suellen Rodrigues Ferreira, com orientação de Adriane Wendland.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Mistério sobre estrela famosa é desvendado após mais de 50 anos
Publicado em 13 de Abril de 2026 ás 12h 52min
Exportações de soja ganham ritmo em março enquanto riscos geopolíticos pressionam custos logísticos
Publicado em 13 de Abril de 2026 ás 10h 43min
Governo investe R$ 105 milhões em aeroportos de Mato Grosso
Publicado em 13 de Abril de 2026 ás 08h 54min
