Noticias
Por falta de debate, Seduc-MT decide anular audiência pública
27 de Janeiro de 2023 as 10h 00min
Audiência não cumpriu os requisitos previstos em lei, implicando em sua anulação – Foto: Harleid Claiton
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) decidiu, por meio da Portaria nº 070/2023, pela anulação da audiência pública realizada na Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros, em Várzea Grande, no dia 23, considerando o que dispõe a Lei Complementar nº 612/2019, artigo 71 da Constituição do Estado de Mato Grosso e seus incisos.
O evento deveria discutir, de forma democrática, a transformação da unidade educacional no modelo de gestão de Escolas Estaduais Militares, em conformidade com a Lei Ordinária nº 11.273/2020, o que não ocorreu, em razão de tumulto generalizado provocado por um grupo de pessoas.
A portaria esclarece, entre outras razões, que a audiência sequer concluiu a 1ª etapa (apresentação do plano de trabalho) diante do alvoroço que se instaurou, tornando o ambiente num cenário de confusão, hostilidade e vandalismo, conforme demonstram diversos vídeos expostos em mídias sociais feitos no local.
Também, considerando que não houve debate democrático e votação conforme a regra para deliberar sobre a pauta da convocação. Pessoas alheias ao processo foram ofensivas, agrediram verbalmente tanto os profissionais da Seduc-MT quanto os profissionais da Segurança Pública, além de incitarem os estudantes a praticar atos violentos, o que não coaduna com atitude em um ato solene administrativo.
Caberá à Diretoria Regional de Educação do Polo Várzea Grande, sob orientação da Secretaria Adjunta de Gestão Regional e Coordenadoria de Escolas Militares, organizar a realização de nova audiência pública ou outro processo análogo para a manifestação dos pais e estudantes.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
FM World vai instalar sua primeira concessionária de máquinas agrícolas em Sinop
Publicado em 11 de Abril de 2026 ás 06h 52min
Lucas do Rio Verde avança na regularização fundiária e dá início à REURB
Publicado em 11 de Abril de 2026 ás 04h 44min
Ultraprocessados podem reduzir fertilidade masculina e prejudicar a gravidez, aponta estudo
Publicado em 10 de Abril de 2026 ás 17h 33min
