Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Setembro de 2025

Noticias

Por que o Dia de Finados é feriado nacional no Brasil?

02 de Novembro de 2022 as 07h 17min

Primeiro Dia de Finados foi celebrado na França, no século X – Foto: Divulgação

A vida é finita e o corpo perece. É da finitude da vida que vem o termo “finado”, que significa terminado, concluído. Morto. Por isso, o Dia dos Mortos ou Dia de Finados foi criado para homenagear aqueles que já se foram.

Os cristãos adotaram o hábito de rezar pelos mortos já no século I d.C. A prática comum naquela época era ir às catacumbas visitar os túmulos e rezar na esperança de salvar as almas daqueles que morreram sem martírio — os mártires do cristianismo já estava “automaticamente” salvos.

No século IV começaram as primeiras missas em celebração à memória dos mortos. O primeiro Dia de Finados foi celebrado na França, no século X, na abadia beneditina de Cluny. O abade sugeriu o dia 2 de novembro de 998 como marco inicial. A data passou a ser mais lembrada a partir do século XI, quando os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX recomendavam que os cristãos dedicassem um dia por ano para cultuarem seus mortos. No século seguinte, a Igreja Católica adotou o dia 2 de novembro em definitivo como data oficial para o Dia de Finados.

A escolha do dia 2 pela Igreja Católica se dá porque a data sucede o dia 1º de novembro, em que se comemora o Dia de Todos os Santos. Tanto que as Igrejas Luterana, Metodista e Anglicana consideram o Dia de Finados uma continuação do Dia de Todos os Santos.

No Brasil, a data sempre foi celebrada, mas só se tornou feriado nacional oficialmente em 19 de dezembro de 2002, instituído pela Lei nº 10.607, sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Comemorada em todo o mundo cristão, a data tem em alguns países características particulares. No México, por exemplo, o dia dos mortos é uma celebração popular festiva, com muita comida, fantasias e até desfiles públicos, longe da tristeza que marca a tradição brasileira.

Para os mexicanos, os que partiram têm de ser lembrados com alegria para que possam visitar os familiares e amigos vivos e depois voltarem para o mundo dos mortos. Países como Espanha, Áustria e República Tcheca a data é comemorada com doces e bolos. Na Grã-Bretanha, os fiéis aspergem água benta e leite nos túmulos. Apesar de muito ligado ao Cristianismo, o dia de Finados é celebrado em países de outras tradições religiosas, como o Japão.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Sinop verticaliza e transforma seu horizonte urbano nos últimos anos

Publicado em 26 de Setembro de 2025 ás 10h 19min


Com classificação, Atlético-MG chega a R$ 20 mi em premiação

Publicado em 26 de Setembro de 2025 ás 09h 18min


Desenvolve MT apresenta linhas de crédito a empresários

Publicado em 26 de Setembro de 2025 ás 08h 18min


Jornal Online

Edição nº1641 - 26/09/2025