Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 27 de Julho de 2024

Noticias

Por que Sorriso se tornou a 4ª cidade mais violenta do país?

23 de Julho de 2024 as 06h 05min

Sorriso é a 4ª cidade mais violenta do país — Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Um levantamento divulgado pelo Observatório de Segurança, da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp-MT), na última semana, apontou que 90% dos casos de homicídios que ocorreram em 2023, em Sorriso, envolveram pessoas ligadas à organizações criminosas.

Das 10 cidades que lideram o indesejado ranking, 7 estão no Nordeste (6 na Bahia e uma no Ceará), 2 no Norte (ambas no Amapá) e apenas uma do Centro-Oeste (justamente Sorriso).

Conforme os dados, o município registrou 81 mortes no total. No entanto, 73 foram de pessoas com passagens criminais. Segundo o observatório, desses 73 homicídios, 58 foram de confrontos entre faccionados. Já as outras 15 mortes seriam resultado de confronto de suspeitos contra a polícia.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública também mostrou que o município possui o maior número de casos de violência sexual contra menores de idade, em todo o Brasil.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Sorriso ocupa a 4ª posição no ranking das cidades mais violentas do Brasil, com 77,7 mil casos de Mortes Violentas Intencionais (MVI), para cada 100 mil habitantes. Em 2023, o Brasil registrou 46,3 mil mortes violentas intencionais, com uma taxa de 22,8 por 100 mil habitantes.

Outro importante município do agronegócio, Luís Eduardo Magalhães, na região oeste da Bahia, aparece na lista das cidades onde a polícia mais mata. Neste ranking, Luís Eduardo Magalhães está na 10ª posição, e na 38ª posição entre os municípios do agro mais ricos.

CASOS DE
ESTUPRO

Sorriso também lidera a taxa de estupro e estupro de vulnerável no país, com 113 casos a cada 100 mil habitantes. A cidade é tida como a capital nacional do agronegócio, maior produtor individual de soja do mundo, terceiro maior PIB de Mato Grosso e quarta cidade mais violenta do Brasil.

Um dos casos mais chocantes de estupro no país ocorreu em Sorriso em 24 de novembro de 2023. Gilberto Rodrigues dos Anjos invadiu uma residência estuprou e matou Cleci Calvi Cardoso, 46 anos, a filha dela Miliane Calvi Cardoso, 19 anos e Manuela Calvi Cardoso, de 13 anos. A outra criança Melissa Calvi Cardoso, de 10 anos, ele assassinou por esganadura.

Além de Sorriso, Cuiabá, Sinop e Tangará da Serra figuram como os municípios de maior risco das mulheres serem vítimas de violência sexual. O crime cometido como o acima citado em Sorriso, não é do tipo mais comum, praticado por desconhecidos. Geralmente os criminosos são conhecidos da vítima e o estupro ocorre dentro de casa. As vítimas, em sua maioria, são crianças e adolescentes de no máximo 13 anos (61,6%), que são estupradas por familiares ou conhecidos (84,7%), dentro de suas próprias residências (61,7%).

Fonte: DA REPORTAGEM - G1-MT

Veja Mais

Evento em prol da prevenção do câncer de intestino será neste sábado em Sinop

Publicado em 27 de Julho de 2024 ás 11h 11min


Palmeiras deve focar nas Copas e ter time alternativo no Brasileiro

Publicado em 27 de Julho de 2024 ás 09h 15min


Juros do cartão de crédito sobem e atingem 429,5% ao ano em junho

Publicado em 27 de Julho de 2024 ás 07h 15min


Jornal Online

Edição nº1346 27/07/2024