Noticias
Porto Esperidião: chuvas intensas levam município a decretar situação de emergência
07 de Abril de 2026 as 05h 40min
Acumulados acima de 100 mm e danos severos em estradas e pontes – Foto: Divulgação
O início de 2026 tem sido marcado por um volume de chuvas atípico em todo o Mato Grosso, e em Porto Esperidião a situação não é diferente. Com registros que ultrapassam os 100 mm em diversas regiões do município desde janeiro, a Administração oficializou o Decreto de Situação de Emergência para garantir uma resposta rápida aos danos causados na infraestrutura rural.
A decisão acompanha um cenário crítico em nível estadual. Somente nos dois primeiros meses de 2026, 17 municípios mato-grossenses já haviam decretado emergência devido aos temporais. Órgãos de meteorologia como o INMET e a Defesa Civil Estadual emitiram sucessivos "Alertas Laranja" para a região, prevendo acumulados significativos e ventos de até 100 km/h.
Em Porto Esperidião, a vasta malha rodoviária de 2.500 km, majoritariamente sem pavimentação, sofreu severos impactos. O relatório fotográfico da Defesa Civil aponta pontes colapsadas e estradas danificadas, o que tem prejudicado diretamente locomoção, o transporte escolar e o escoamento da produção agropecuária local.
A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil, reforça que o monitoramento é constante, mas pede a colaboração dos moradores. Segundo o coordenador Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil Moisés Cardoso de Oliveira, neste período de instabilidade, a população deve redobrar a atenção, especialmente com a ocorrência de chuvas fortes e descargas elétricas (raios).
“Estamos monitorando as áreas de risco e os pontos críticos das estradas vicinais. É fundamental que os cidadãos evitem atravessar áreas alagadas ou pontes que apresentem qualquer sinal de instabilidade estrutural", orientou Oliveira.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Empreendedorismo 60+ cresce no Brasil e já soma 4,5 milhões de negócios
Publicado em 22 de Abril de 2026 ás 11h 12min
Mulher morre após tiro acidental ao embarcar para pescaria em MT
Publicado em 22 de Abril de 2026 ás 09h 15min
“Eu não sou corrupto”, dispara Abilio após crítica de Botelho
Publicado em 22 de Abril de 2026 ás 07h 19min
