Noticias
Potencial de título do Palmeiras vai a 64% contra 34% do Flamengo
04 de Novembro de 2025 as 08h 49min
Bruno Henrique e Samuel Lino comemoram em Flamengo 3 x 0 Sport, no Maracanã — Foto: André Durão
Palmeiras e Flamengo venceram com facilidade os dois últimos colocados do campeonato e mantiveram suas posições na classificação do Brasileirão, mas com uma rodada a menos pela frente, isso faz aumentar o potencial de título do Verdão, afinal, o Flamengo passa a ter um jogo a menos para retomar a liderança. Assim, as chances de o Palmeiras se tornar campeão variaram positivamente, de 61,80% para 64,27%, enquanto o potencial de o Rubro-Negro se tornar o campeão variou negativamente, de 35,44% para 34,11%.
As equipes voltam a campo no meio de semana para uma rodada de clássicos locais e interestaduais. Na quarta-feira, o Flamengo viaja para enfrentar o São Paulo, um adversário historicamente duríssimo, e o Palmeiras recebe na quinta-feira o Santos, que tem apenas dois pontos a mais que o Vitória, o primeiro clube do Z-4 que leva para a Série B.
Ao derrotar em casa o Vitória, o Cruzeiro segue com chances residuais de sonhar com o título, mas mesmo conquistando os três pontos, a probabilidade de ser campeão diminuiu de 2,18% para 1,51%. O principal motivo, novamente, é haver uma rodada a menos para superar Palmeiras e Flamengo: quanto menos jogos pela frente, mas difícil a missão.
Já tendo disputado 31 jogos, o Cruzeiro tem 60 pontos e 17 vitórias, enquanto o Palmeiras em 30 jogos conquistou 65 pontos e 20 vitórias, e o Flamengo, também em 30 jogos fez 64 pontos, com 19 vitórias. O Cruzeiro tem mais sete jogos pela frente, Flamengo e Palmeiras, oito.
As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Gato Mestre desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.866 jogos de Campeonatos Brasileiros que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente.
Se uma equipe com desempenhos ofensivos e defensivos apenas medianos será visitante no segundo turno contra adversários que estejam com as melhores performances mandantes, as chances desse visitante vencer são menores do que de um time eficiente e de alta produtividade ofensiva que tem agendados confrontos contra adversários que, neste momento, estejam com os piores desempenhos caseiros.
Porém, conforme novos jogos são disputados, os potenciais futuros mudam, rodada a rodada. Essas são algumas possibilidades que explicam quando as chances não acompanham exatamente as posições atuais da tabela de classificação: os potenciais futuros são diferentes dos resultados já conhecidos, entre outros motivos, devido à inversão de mandos no returno.
PERMANÊNCIA
O empate no confronto direto Santos 1 x 1 Fortaleza manteve o Santos fora do Z-4, e o Fortaleza dentro, mas o potencial de cada equipe permanecer na Série A no ano que vem mudou: a probabilidade de o Santos estar entre a elite nacional no ano que vem diminuiu de 78,38% para 72,65%, enquanto as chances de o Fortaleza ficar na Série A em 2026 aumentaram, de 20,10% para 23,65%.
No caso do Fortaleza, a variação foi suficiente para passar a ter um potencial de permanência na Série A maior que o do Vitória, derrotado pelo Cruzeiro (3 a 1), mesmo com a equipe baiana tendo uma variação positiva em suas chances devido às derrotas de Juventude e Sport, que estatisticamente têm chances cada vez mais remotas de evitarem a ida para a Série B.
Com a diminuição das chances do Sport de 0,09% para 0,04% e do Juventude de 3,74% para 2,36%, o potencial de o Vitória seguir na Série A aumentou de 20,14% para 22,0%. O Vitória pode conquistar um crescimento significativo na próxima rodada, quando recebe em casa o Internacional, que com o mesmo número de jogos disputados, tem apenas cinco pontos a mais que a equipe baiana. O Vitória deixa o Z-4 se conquistar com os três pontos contra o Inter, e o Santos perder como visitante para o líder Palmeiras. Após a 31ª rodada, a pontuação mínima necessária para garantir a permanência na Série A é 47.
LIBERTADORES
Com Flamengo e Palmeiras classificados para a final da Libertadores e disputando a liderança do Brasileirão, uma nova vaga para a competição do ano que vem foi aberta. Enquanto Flamengo e Palmeiras estiverem entre os quatro primeiros colocados (e não há sinal de que isso possa mudar), o quinto colocado também garante classificação direta para a fase de grupos d Libertadores do ano que vem, e o sexto e o sétimo colocados disputarão os playoffs que antecedem a fase de grupos.
Com isso, passamos a apresentar as chances de as equipes terminarem o Brasileirão no G-5 e no G-7. Ao derrotar em casa de virada o Bragantino (2 a 1), o Bahia chegou a 52 pontos, abriu quatro pontos de vantagem para o Botafogo, que empatou fora de casa com o Mirassol por 0 a 0, resultado que ajudou ao mesmo tempo o Bahia a se aproximar do Mirassol: apenas quatro pontos separam as duas equipes na disputa pela quarta colocação. Com a abertura de uma vaga extra, automaticamente aumentam as chances de as equipes conseguirem disputar ao menos as fases classificatórias da Libertadores.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Dorner discute obras e recursos no Ministério da Agricultura
Publicado em 04 de Novembro de 2025 ás 12h 51min
Controle biológico eficaz e o desafio do preparo da calda de aplicação
Publicado em 04 de Novembro de 2025 ás 11h 51min
Mauro Mendes quer facções tratadas como terroristas
Publicado em 04 de Novembro de 2025 ás 10h 50min
