Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 21 de Janeiro de 2025

Noticias

Pré, superação na fase de grupos e queda de gigantes: o Fogão na final

06 de Novembro de 2024 as 13h 15min

Botafogo comemora vaga para a final da Libertadores — Foto: Vitor Silva

A trajetória do Botafogo na Libertadores começou em 21 de fevereiro, ainda na fase preliminar, e terminará 30 de novembro, na decisão. Os nove meses de competição trouxeram à tona diferentes versões do Alvinegro, vários heróis, altos e baixos, mas um elemento sempre esteve presente: a superação.

O Alvinegro iniciou a competição na segunda fase de pré, contra o Aurora. Após empate na Bolívia, Tiago Nunes foi demitido. O interino Fábio Matias foi o responsável por guiar a equipe diante do RB Bragantino até a fase de grupos, já sob o comando de Artur Jorge em certo ponto, onde a equipe perdeu os dois primeiros jogos.

Dado como virtual desclassificado, o time correu atrás, ganhou três seguidas e conseguiu a vaga para o mata-mata com uma rodada de antecedência. O ge faz uma volta, traça uma linha do tempo e destaca os principais pontos da campanha alvinegra.

A campanha do Botafogo: Aurora 1x1 Botafogo; Botafogo 6x0 Aurora; Botafogo 2x1 RB Bragantino; RB Bragantino 1x1 Botafogo; Botafogo 1x3 Junior Barranquilla; LDU 1x0 Botafogo; Botafogo 3x1 Universitario; Botafogo 2x1 LDU; Universitario 0x1 Botafogo; Junior Barranquilla 0x0 Botafogo.

Nos mata-matas: Botafogo 2x1 Palmeiras; Palmeiras 2x2 Botafogo; Botafogo 0x0 São Paulo; São Paulo 1x1 Botafogo; Botafogo 5x0 Peñarol; Peñarol 3x1 Botafogo.

O Botafogo não tinha tempo a perder após a demissão de Tiago Nunes. O comandada foi avisado do desligamento na quinta-feira, dia seguinte ao jogo, e a partida da volta seria seis dias depois. A solução foi caseira: o auxiliar permanente Fábio Matias.

O paulista apostou no bom relacionamento com o elenco para espantar fantasmas que ainda pairavam pelo ar para despachar o Aurora no Nilton Santos. O próximo adversário foi o RB Bragantino, de nível bem mais superior.

A partida de ida, em casa, foi vencida por 2 a 1, com gols de Júnior Santos. Na volta, em São Paulo, o Alvinegro ficou com um jogador a menos no começo do segundo tempo após a expulsão de Damián Suárez. O time se fechou e abriu o placar com Júnior Santos. O rival diminuiu no fim, mas a equipe segurou a pressão. Primeiro objetivo alcançado.

DRAMA NA FASE DE GRUPOS

Já era sabido que John Textor estava atrás de um nome para assumir o comando da equipe, mas Fábio Matias estava em alta. O primeiro jogo da fase de grupos, contra o Junior Barranquilla, foi da empolgação à decepção: um lotado Nilton Santos viu os colombianos vencerem por 3 a 1.

Artur Jorge foi anunciado como treinador dias depois. A estreia dele foi justamente na Libertadores, em nova derrota - desta vez para a LDU. Dois resultados negativos em dois jogos e a distância para a zona classificação, naquela altura, era de quatro pontos.

O Botafogo emendou três vitórias seguidas e, vivendo novo momento, conseguiu classificação para as oitavas com uma rodada de antecedência após vitória contra o Universitario, no Peru, com gol de Jeffinho. O time terminou a fase de grupos na 2ª colocação, atrás do Junior Barranquilla.

O sorteio colocou Palmeiras no caminho do Botafogo nas oitavas. A partida, além da natural importância da fase mata-mata, envolvia toda uma questão psicológica pela perda do Brasileirão no ano anterior.

Um "novo Botafogo", com as chegadas de Igor Jesus e Almada no meio do ano, derrotou o rival por 2 a 1 no Rio de Janeiro. A partida em São Paulo parecia estar tranquila após o Alvinegro abrir 2 a 0, mas o clube paulista empatou e até chegou a marcar no fim, mas o gol de Gustavo Gómez foi anulado por um toque de mão.

Ainda com doses cavalares de drama, o Alvinegro bateu o São Paulo nos pênaltis nas quartas de final. O time carioca foi superior na partida de ida, em casa, mas saiu no 0 a 0. No Morumbis, Thiago Almada abriu o placar e Calleri empatou já na reta final da partida. Nos pênaltis, John defendeu a cobrança de Rodrigo Nestor e Matheus Martins confirmou a classificação.

O Peñarol foi batido com mais tranquilidade, apesar da derrota por 3 a 1 em Montevidéu, no jogo da volta. O primeiro tempo do jogo de ida foi tenso, com o time de Artur Jorge caindo na pilha e discutindo bastante, mas a porteira abriu na etapa final: vitória por 5 a 0 e classificação carimbada no Centenario, estádio que a partida foi disputada após tentativa do Ministério do Uruguai de tirar os torcedores visitantes.

Até a final, o Botafogo vai se preocupar com o Brasileirão, competição que atualmente ocupa a liderança. O time de Artur Jorge vai disputar cinco partidas do torneio nacional até a decisão contra o Atlético-MG.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Agregador, Bicego pretendia levar a Câmara a todas as regiões de Sorriso

Publicado em 21 de Janeiro de 2025 ás 05h 00min


Suprema Corte dos EUA mantém banimento do TikTok

Publicado em 20 de Janeiro de 2025 ás 18h 58min


Homem é preso após golpear gerente do Machado com pá em Sinop

Publicado em 20 de Janeiro de 2025 ás 13h 04min


Jornal Online

Edição nº1465 21/01/2025