Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 13 de Setembro de 2025

Noticias

Prazo do acordo com Consórcio BRT é prorrogado após relatório técnico

12 de Agosto de 2025 as 07h 33min

Sinfra prorrogou por mais 54 dias o prazo de vigência do acordo — Foto: Sinfra-MT

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) prorrogou por mais 54 dias o prazo de vigência do acordo extrajudicial firmado com o Consórcio Construtor BRT. Com a decisão, a nova data para conclusão dos trechos em execução passa a ser 2 de outubro de 2025.

Segundo a Sinfra, a prorrogação foi motivada por fatores técnicos devidamente documentados, que afetaram diretamente o andamento das obras. Entre os principais motivos, está o volume de chuvas excepcional registrado em Cuiabá entre março e abril deste ano, mais que o dobro da média histórica. O excesso de chuvas provocou paralisações totais ou parciais em várias frentes de trabalho, atrasando o cronograma em cerca de 37 dias.

Outro fator que impactou o andamento da obra foi uma intervenção emergencial da concessionária de água da capital, que comprometeu trechos do pavimento rígido e da estrutura já implantada pelo consórcio. O incidente gerou um atraso adicional estimado em 17 dias e exigiu ajustes técnicos não previstos, uma vez que o trecho afetado seria utilizado como desvio provisório durante a execução da obra.

O acordo extrajudicial com o Consórcio Construtor BRT prevê a conclusão de dois trechos principais da Avenida do CPA:

Cerca de 1,5 km entre o CREA e a Defensoria Pública;

Aproximadamente 3 km entre o Viaduto da Sefaz e o Hospital do Câncer.

Até o momento, cerca de 80% dos serviços previstos no acordo foram concluídos, segundo a Sinfra. Toda a pavimentação rígida, as pistas de concreto por onde circularão os ônibus do BRT, já foi finalizada. As obras de restauração do asfalto e drenagem das pistas estão previstas para serem concluídas ainda em agosto.

A Sinfra esclareceu ainda que o trecho entre o Viaduto da Sefaz e a Defensoria Pública, incluindo a Praça Ulisses Guimarães, não faz parte do acordo com o Consórcio Construtor BRT. Essa etapa está sob responsabilidade do Consórcio Integra BRT, vencedor da primeira licitação para a retomada das obras do sistema BRT em Cuiabá e Várzea Grande.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Biocombustível de milho impulsiona produção e expande fronteiras agrícolas

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 43min


Andreas deixa Libertadores de 2021 para trás e exalta: “cheguei e fui convocado”

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 40min


Deputado mobiliza CPI para apurar falhas em barragem

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 09h 42min


Jornal Online

Edição nº1632 - 13a15/09/2025