Noticias
Prazo para definir presidente e relator da CPI das Águas de Sinop termina na semana que vem
02 de Abril de 2026 as 15h 03min
7 vereadores concorrem às vagas – Foto: Divulgação
Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a concessionária Águas de Sinop/Aegea têm até a próxima terça (7) para definir o presidente e o relator, segundo o presidente da Câmara, Remídio Kuntz informou. Os nomes serão definidos entre os 7 parlamentares escolhidos, cuja data ainda não foi definida.
Fazem parte da comissão os parlamentares Marcos Vinícius (PSDB), requerente da CPI, Rodrigo Gargantini (Novo), Elbio Volkeis (Podemos), Dilmair Callegaro (PL), Gilsimar Silva (MDB), Zezinho Construtor (Solidariedade) e Sandra Donato (Republicanos), que devem estabelecer cronograma de trabalho com primeiros convocados a depor, requerimentos de documentos e demais ações.
A comissão, instituída oficialmente através de portaria no último dia 23, tem prazo de seis meses (podendo ser prorrogado por mais três) para apurar as causas do rompimento da rede de esgotamento sanitário que ocasionou danos a diversas ruas e avenidas da cidade, apontando qual a responsabilidade técnica e contratual da concessionária.
A CPI investigará também “a regularidade da fiscalização exercida pela prefeitura, determinando se houve eventuais danos aos cofres públicos e à coletividade, possíveis irregularidades ambientais consistentes no lançamento inadequado de esgoto sanitário em galerias pluviais e corpos hídricos, e eventual prática de atos ilícitos relacionados à obtenção ou manutenção da concessão, mediante pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos”.
Conforme o regimento interno do órgão, a comissão poderá requisitar documentos, convocar responsáveis e solicitar informações aos órgãos competentes e à concessionária. Encerrado esse processo, será produzido um relatório final com conclusões, sem poder de julgamento ou condenação. No entanto, o documento final poderá ser encaminhado ao Ministério Público ou a outros órgãos para que tomem medidas legais, caso seja necessário.
Fonte: DA REPORTAGEM - Só Notícias
Veja Mais
Milho: preço perde força na queda e mercado busca estabilidade
Publicado em 01 de Julho de 2026 ás 17h 20min
Governo bate recorde de arrecadação em 2026
Publicado em 01 de Julho de 2026 ás 16h 19min
Temporada de Praia 2026 terá música, competições de pesca e premiações em Nova Xavantina
Publicado em 01 de Julho de 2026 ás 15h 19min
