Noticias
Prazo para regularização do título de eleitor termina dia 6 de maio
22 de Janeiro de 2026 as 06h 20min
Atendimento pode ser feito nos cartórios ou online – Foto: Assessoria
Com a aproximação das eleições de 2026, a Justiça Eleitoral já colocou em andamento o calendário de atualização do cadastro eleitoral em todo o país. Desde já, cidadãos que ainda não possuem título de eleitor ou que precisam corrigir informações têm prazo definido para procurar atendimento.
O limite para realizar qualquer tipo de procedimento é o dia 6 de maio. Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado em todo o Brasil, impedindo novos registros, transferências ou correções até depois da votação. Dentro desse período, é possível solicitar o primeiro título, transferir o domicílio eleitoral para outro município, revisar dados pessoais, regularizar pendências ou mudar o local de votação. A regra vale tanto para quem vai votar pela primeira vez quanto para eleitores antigos que precisam atualizar a situação.
A Justiça Eleitoral orienta que a população não deixe para resolver essas questões nos últimos dias. A proximidade do prazo final costuma gerar filas nos cartórios e instabilidade nos sistemas de atendimento, o que pode dificultar a conclusão do processo.
Os serviços estão disponíveis de duas formas: presencialmente, nos cartórios eleitorais, e pela internet. O atendimento on-line pode ser feito por meio do sistema de Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral, permitindo que grande parte das solicitações seja feita sem sair de casa.
Pela legislação brasileira, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para cidadãos maiores de 18 anos. Já o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, pessoas analfabetas e eleitores com mais de 70 anos.
Embora a participação nas eleições só seja permitida a partir dos 16 anos, adolescentes podem solicitar o primeiro título a partir dos 15. No entanto, só poderão votar em 2026 aqueles que completarem 16 anos até o dia da eleição, marcada para 4 de outubro.
A Justiça Eleitoral reforça que manter o cadastro em dia vai além do direito ao voto. Pendências podem gerar restrições para emissão de passaporte, matrícula em instituições públicas, posse em concursos e outros atos da vida civil.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Anthropic acaba de arrecadar US$ 30 bilhões em investimentos
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 12h 26min
Criança de 3 anos sem capacete morre em acidente entre moto e caminhão em Cuiabá
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 10h 25min
Aplicação de adubo em taxa variável reduz desperdícios e pode elevar produtividade
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 08h 24min
