Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 27 de Junho de 2026

Noticias

Preço da carne cai 3,8% e pecuaristas alertam sobre o abate do boi gordo

20 de Junho de 2023 as 07h 55min

Cortes que mais tiveram redução nos valores foram contrafilé, acém, alcatra e peito bovino – Foto: Divulgação

O valor da arroba do boi despencou e, na ponta, a carne registra redução de preço. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de janeiro em diante, o preço das carnes teve uma redução de 3,8%.

Já em maio os cortes que ficaram mais baratos foram o contrafilé (-1,03%), o acém (-0,93) a alcatra (0,89%), e o peito bovino (-1,39%).

De acordo com o dono de um açougue de Cuiabá, Elvis Mattoso, como a pecuária está entrando na entressafra, um período de estiagem, é importante que o boi gordo seja abatido agora, antes que não haja pasto para a alimentação do gado.

“Acredito que o preço da carne começou a cair tem cerca de duas semanas. Provavelmente caiu lá na ponta, entre R$ 10 e R$ 15 o arroba, o que não é muito, mas, mesmo assim, creio que isso não vai durar muito tempo por conta da seca. Para o pecuarista manter uma carne de qualidade, nessas condições, é difícil, já que ele vai ter que arcar com o custo e ação, que aumentam bastante, já que daqui dois ou três meses não vai ter mais pasto”, disse.

Segundo os economistas, um dos motivos da queda nos preços das carnes é o aumento da oferta. Os pecuaristas mandaram mais animais para os frigoríficos e o abate aumentou em 5% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.

Para o pecuarista Aldo Rezende Telles, o aumento no envio de fêmeas para os frigoríficos é um sinal de alerta e a situação se torna ainda mais alarmante com a entressafra, que, segundo ele, pode futuramente significar uma escassez maior de gado e, portanto, um aumento de preço.

Fonte: DA REPORTAGEM - G1-MT

Veja Mais

Colíder sedia etapa regional dos Jogos Escolares Mato-grossenses

Publicado em 27 de Junho de 2026 ás 12h 13min


Concessionárias debatem inovação e segurança viária durante painel

Publicado em 27 de Junho de 2026 ás 10h 18min


Após duas vitórias, Carlo Ancelotti pode repetir escalação pela 1ª vez

Publicado em 27 de Junho de 2026 ás 08h 11min


Jornal Online

Edição nº1828 - 27a28/06/2026