Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 17 de Novembro de 2025

Noticias

Preço do enxofre dispara 90% nos portos brasileiros

02 de Outubro de 2025 as 11h 09min

Disparada é explicada pela combinação entre oferta restrita e demanda internacional aquecida – Foto: Divulgação

O preço do enxofre nos portos brasileiros apresentou um aumento de aproximadamente 90% desde janeiro deste ano, segundo dados do relatório semanal de fertilizantes da StoneX, empresa global de serviços financeiros.

Apenas na última semana de setembro, a cotação subiu cerca de US$ 30, intensificando um movimento de valorização observado desde o fim de agosto. De acordo com o analista de Inteligência de Mercado da StoneX, Tomás Pernías, o patamar atual não era registrado desde 2022, quando a guerra entre Rússia e Ucrânia provocou forte escalada nos preços globais dos fertilizantes.

A disparada é explicada pela combinação entre oferta restrita e demanda internacional aquecida. Países como China e Índia seguem absorvendo grandes volumes do insumo, enquanto a disponibilidade global permanece limitada. Segundo Pernías, esse cenário mantém os preços em níveis elevados e pode se estender pelos próximos meses.

O enxofre é insumo fundamental na produção de ácido sulfúrico e ácido fosfórico, componentes essenciais para fertilizantes fosfatados usados na agricultura. Entre janeiro e agosto de 2025, o Brasil importou 1,6 milhão de toneladas do produto, alta de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O avanço no preço do enxofre, somado ao de outros insumos como a amônia, pressiona os custos de produção dos fertilizantes. Embora nem sempre isso resulte em repasse imediato ao produtor rural, a tendência é de redução das margens de retorno, limitação da produção e aumento das incertezas no mercado. Custos elevados também reduzem a disposição das empresas em praticar preços mais baixos, o que significa que, mesmo sem reajuste imediato dos fertilizantes, o cenário atual não favorece importadores nem agricultores.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

UNESIN elege nova diretoria para o biênio 2026/2027

Publicado em 17 de Novembro de 2025 ás 13h 08min


Campanha reforça direito à isenção do IR a pacientes com câncer de próstata

Publicado em 17 de Novembro de 2025 ás 11h 06min


Ager-MT assume regulação do saneamento em Lucas

Publicado em 17 de Novembro de 2025 ás 09h 05min


Jornal Online

Edição nº1676 - 15a17/11/2025