Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 13 de Fevereiro de 2026

Noticias

Preço do enxofre dispara 90% nos portos brasileiros

02 de Outubro de 2025 as 11h 09min

Disparada é explicada pela combinação entre oferta restrita e demanda internacional aquecida – Foto: Divulgação

O preço do enxofre nos portos brasileiros apresentou um aumento de aproximadamente 90% desde janeiro deste ano, segundo dados do relatório semanal de fertilizantes da StoneX, empresa global de serviços financeiros.

Apenas na última semana de setembro, a cotação subiu cerca de US$ 30, intensificando um movimento de valorização observado desde o fim de agosto. De acordo com o analista de Inteligência de Mercado da StoneX, Tomás Pernías, o patamar atual não era registrado desde 2022, quando a guerra entre Rússia e Ucrânia provocou forte escalada nos preços globais dos fertilizantes.

A disparada é explicada pela combinação entre oferta restrita e demanda internacional aquecida. Países como China e Índia seguem absorvendo grandes volumes do insumo, enquanto a disponibilidade global permanece limitada. Segundo Pernías, esse cenário mantém os preços em níveis elevados e pode se estender pelos próximos meses.

O enxofre é insumo fundamental na produção de ácido sulfúrico e ácido fosfórico, componentes essenciais para fertilizantes fosfatados usados na agricultura. Entre janeiro e agosto de 2025, o Brasil importou 1,6 milhão de toneladas do produto, alta de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O avanço no preço do enxofre, somado ao de outros insumos como a amônia, pressiona os custos de produção dos fertilizantes. Embora nem sempre isso resulte em repasse imediato ao produtor rural, a tendência é de redução das margens de retorno, limitação da produção e aumento das incertezas no mercado. Custos elevados também reduzem a disposição das empresas em praticar preços mais baixos, o que significa que, mesmo sem reajuste imediato dos fertilizantes, o cenário atual não favorece importadores nem agricultores.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Quando a Cultura Normaliza a Violência

Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 18h 18min


Megacidade futurista na Arábia Saudita passa por mudança radical e pode virar data center

Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 17h 44min


Prazo para inscrições na 13ª Copa Marcelinho Boiadeiro termina dia 20

Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 16h 43min


Jornal Online

Edição nº1736 - 12/02/2026