Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 01 de Julho de 2025

Noticias

Prefeita de VG deve demitir parentes nomeados após MP apontar nepotismo

07 de Fevereiro de 2025 as 09h 29min

Flávia ao lado do marido Carlos Alberto de Araújo, secretário de Assuntos Estratégicos — Foto: Divulgação

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), deve exonerar de imeadiato parentes nomeados em cargos comissionados ou funções gratificadas no município. Uma das pessoas de confiança da prefeita escolhida para assumir cargo é o marido dela, Carlos Alberto de Araújo, secretário de Assuntos Estratégicos.

Em nota, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Procuradoria-geral, informou que não foi notificada sobre a decisão.

A decisão foi assinada pela 3ª Vara Especializada da Fazenda Pública do município, na segunda (3), e é resultado de uma ação do Ministério Público Estadual (MPMT), que apontou nepotismo na administração municipal.

O documento exige a demissão de servidores nomeados de forma irregular, em desacordo com as regras que proíbem a contratação de parentes do prefeito, vice-prefeito e vereadores para cargos de confiança.

A Prefeitura de Várzea Grande deve cumprir as exonerações imediatamente, sob risco de multa diária. Se descumprir a decisão, a prefeita poderá responder por improbidade administrativa.

A investigação teve início em um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público, que identificou nomeações irregulares na Prefeitura, no Instituto de Seguridade Social dos Servidores Públicos (Previvag), no Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG) e na Câmara Municipal.

Antes de recorrer à Justiça, o MPMT recomendou as exonerações, mas a administração municipal manteve os servidores no cargo. No processo, a Procuradoria-Geral do Município reconheceu as irregularidades e pediu seis meses para exonerar os servidores. O MPMT aceitou o pedido, e o Departamento de Água e Esgoto e a Câmara foram intimados, mas não se manifestaram no prazo determinado.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Cejusc realiza em Sinop mutirão de audiências de conciliação

Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 18h 41min


Sorriso-Confins: dois voos são cancelados por ‘questões técnicas’

Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 15h 43min


Profissionais da enfermagem cobram cumprimento do piso

Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 15h 17min


Jornal Online

Edição nº1579 - 02/07/2025