Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 21 de Fevereiro de 2026

Noticias

Prefeito de Sorriso e Comissão discutem calendário de limpeza

30 de Abril de 2019 as 20h 47min

DA REPORTAGEM

 

Na última sexta (26), o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, esteve reunido com a Comissão de Acompanhamento de Limpeza Urbana para tratar do calendário de limpeza de resíduos sólidos. Na reunião, Lafin destacou a importância de Poder Público e população atuar em conjunto para manter a cidade limpa, evitando a proliferação de animais peçonhentos e doenças. “Precisamos ter cuidado e educação ambiental para promovermos saúde e qualidade de vida”, pontua Lafin.

Entre as preocupações da Comissão, está a proliferação do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chicungunha. “Estamos com índice larvário alto em bairros como o Loteamento do Valo com 20,59; o Industrial Leonel Bedin com 15,52%, o Verdes Campos com 9,83%, o União com 10,82%; Pinheiros II e III com mais de 9%, dentre outros. O que nos preocupa também, é que o índice larvário está alto na área rural também. Tanto no Distrito de Boa Esperança quanto no de Caravágio o índice é superior à 9% e no Assentamento Jonas Pinheiro é de 10,87%”, explica a coordenadora da Vigilância em Saúde, Tayná Vacaro. Os dados correspondem à medição do primeiro ciclo de 2019.

“Diante desses dados estamos intensificando as ações, mas precisamos do empenho dos moradores, pois a maioria dos focos está dentro dos quintais e podem ser removidos pelos próprios moradores. É muito importante a parceria com todos os munícipes para realizar a limpezas dos quintais, continuar o monitoramento das calhas, das caixas d’água e manter o quintal limpo”, complementa a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.

Já, a equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), destaca que desde janeiro até o momento foram emitidos 594 autos de infração e somente 90 cidadãos apresentaram defesa comprovando a execução da limpeza dos terrenos baldios. “Precisamos a conscientização de toda a população da importância de limpeza e da necessidade de seguir o calendário”, reforça o prefeito.

Relembrando que os moradores devem ficar atentos ao calendário e acomodar o resíduo sólido em sacos de 60kg, colocando-os para fora de casa cinco dias antes do início da coleta no bairro. Os resíduos não devem ser colocados no canteiro central, pois haverá multa para quem o fizer, bem como, para os que colocarem lixo nas calçadas fora do período de coleta. A multa é de aproximadamente R$ 1,5 mil. Além da distribuição impressa, o calendário está disponível no site da Prefeitura www.sorriso.mt.gov.br.

Veja Mais

Aeroporto de Sinop foi o que mais cresceu no Centro-Oeste

Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 04h 37min


IA e governança: como equilibrar inovação, ética e sustentabilidade nos negócios

Publicado em 20 de Fevereiro de 2026 ás 17h 08min


Pivetta diz ter perfil para governar Mato Grosso

Publicado em 20 de Fevereiro de 2026 ás 16h 06min


Jornal Online

Edição nº1739 - 20/02/2026