Noticias
Prefeitos alertam para perdas com nova reforma tributária
26 de Agosto de 2025 as 11h 55min

Sinop recebeu, na sexta (22), mais de 250 representantes de municípios das regiões Norte e Médio Norte de Mato Grosso para discutir os impactos da reforma tributária.
A transição para o novo Código Tributário Nacional prevê a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e pode reduzir significativamente a arrecadação em estados produtores como Mato Grosso. “O tributo que antes ficaria em Mato Grosso agora vai para os estados consumidores. Precisamos buscar alternativas para compensar essas perdas”, afirmou Leonardo Bortolin, presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
A palestra magna ficou a cargo do secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, que destacou a previsão de queda de cerca de 30% na arrecadação estadual. “Somos um estado produtor, mas com baixa capacidade de consumo. É necessário preparar os municípios para essa nova realidade”, disse Gallo.
O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, chamou atenção para a desigualdade na redistribuição de recursos. “Nosso território é grande, precisa de investimentos em infraestrutura, e com essa mudança perderemos força para atender essas demandas”, afirmou.
O vice-prefeito Paulinho Abreu reforçou a necessidade de articulação entre os municípios. “Os municípios podem ser os mais afetados com a redistribuição dos impostos. Esse diálogo é essencial para buscar melhorias”, explicou.
A secretária de Finanças e Orçamento de Sinop, Ivete Mallmann, apontou que o encontro permitiu alinhar estratégias entre equipes técnicas municipais e estaduais. “O ISS e o ICMS deixarão de existir para dar lugar ao IBS. É preciso compreender como será a redistribuição e organizar os municípios frente à perda de receita prevista”, destacou.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Sinfra conclui lançamento de vigas; trânsito é liberado na Miguel Sutil
Publicado em 26 de Agosto de 2025 ás 17h 16min
20 milhões de brasileiros não deveriam estar pagando IR, afirma Haddad
Publicado em 26 de Agosto de 2025 ás 16h 58min
Preços internacionais pressionam produtores brasileiros de milho
Publicado em 26 de Agosto de 2025 ás 15h 58min