Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 13 de Outubro de 2025

Noticias

Prefeitura de Sinop discute LOA 2026 em audiência pública com comunidade

30 de Setembro de 2025 as 04h 33min

LOA é uma peça orçamentária importantíssima – Foto: Assessoria

A secretária municipal de Finanças, Ivete Malmmann, explicou que a LOA é a peça que consolida as metas e prioridades para 2026. Segundo ela, o documento reúne os planos discutidos com a comunidade e técnicos das secretarias, além de projetar arrecadação e gastos do município.

"Esse ano é um ano muito importante. Nós já encaminhamos para a Câmara o PPA, que é o nosso Plano Plurianual, a LDO, que é a Lei de Diretrizes Orçamentárias, e agora nós estamos finalizando a LOA, que é justamente a Lei Orçamentária Anual do ano de 2026”, disse. 

A secretária destacou a importância de discutir a LOA com a comunidade de Sinop. “Nela nós estabelecemos exatamente quais serão as ações executaremos para o ano de 2026 em cada uma das nossas pastas. Então a importância é porque nós agora discutimos com a comunidade, com as equipes técnicas das secretarias, estabelecemos os gastos para o ano de 2026 e também a projeção da arrecadação. Então ela é uma peça orçamentária importantíssima e também traz a comunidade o nosso planejamento que será executado em 2026”, apontou.

Ivete também ressaltou que o prazo para envio da proposta à Câmara é até o dia de hoje (30). "Dia 30 é o nosso prazo final para o protocolo na Câmara Municipal e aqui na Câmara novamente haverá os debates pelos vereadores, o acompanhamento das despesas para o exercício e isso é muito importante, porque a partir disso nós estaremos nos organizando para a execução do ano de 2026. Essa é função da audiência pública: apresentar, trazer para a comunidade a nossa organização financeira, mas também acolher as sugestões, também entender quais são os anseios da comunidade, perceber se isso já está contemplado dentro das nossas políticas públicas ou se há uma sugestão que ainda pode ser inclusa. Então, com certeza, a audiência pública é um momento muito importante de discussão e de planejamento", finalizou.

Já o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Yury Bezerra, enfatizou que a audiência é o momento para que os moradores possam contribuir diretamente. Ele destacou que o espaço possibilita indicar prioridades de cada região e setor do município.

"A audiência pública é o momento em que o município pode vir participar e ativamente colaborar com o orçamento. Mostrar o que ele acha que é a prioridade lá dentro do bairro dele, dentro da região em que ele mora, que tem aquela fragilidade de saúde que precisa ser atendido. Esse momento em que a gente vai trabalhar a LOA é o momento em que eu posso ainda mexer no orçamento e eu posso destinar o orçamento, seja para o Otus da Glória, seja para o Dauderriva, seja para a Gleba. Eu posso atender aquele anseio, aquela necessidade da população", destacou.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Três mulheres morrem em grave acidente na BR-163

Publicado em 13 de Outubro de 2025 ás 15h 40min


Projeto de leitura conecta alunos de escola municipal a ilustradora

Publicado em 13 de Outubro de 2025 ás 14h 48min


Eletrificados no Brasil: vendas disparam e batem novo recorde

Publicado em 13 de Outubro de 2025 ás 12h 46min


Jornal Online

Edição nº1653- 14/10/2025