Noticias
Prefeitura de Sinop orienta setor turístico sobre Cadastur
16 de Janeiro de 2026 as 09h 41min
Cadastro obrigatório para parte dos empreendimentos – Foto: Divulgação
Gratuito e realizado de forma online, o Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) permite que pessoas físicas e jurídicas atuem de maneira regularizada no mercado nacional e oferece maior segurança aos turistas que buscam serviços formalizados.
Por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, a Prefeitura de Sinop reforçou a orientação aos empreendedores do setor turístico sobre a necessidade de adesão ao sistema, especialmente para atividades em que o cadastro é obrigatório.
Atualmente, a exigência se aplica a meios de hospedagem, agências e guias de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos, enquanto restaurantes, bares e outros serviços podem aderir de forma facultativa.
Segundo a diretora de Turismo do município, Leidiane Viegas, o cadastro amplia as oportunidades para os empreendedores locais. “O cadastro oferece aos empreendedores inserção em ações do ministério, visibilidade nacional e internacional e acesso a financiamentos exclusivos”, afirmou.
Além da regularização, o Cadastur é apontado como essencial para a credibilidade dos negócios, conforme destacou o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Mauro Dall Agnol. “Não há custo algum para o empreendedor e os benefícios são muitos, como acesso a qualificações e maior visibilidade”, disse.
Para o planejamento municipal, o dirigente explicou que a ferramenta ajuda a mapear o setor turístico, enquanto a empresária Karina Turatti ressaltou o impacto para o desenvolvimento local. “O Cadastur organiza, dá credibilidade e ajuda a posicionar Sinop como um destino competitivo e preparado”, concluiu.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
CPI da Saúde suspeita de cartel entre empresas médicas
Publicado em 22 de Agosto de 2026 ás 06h 35min
Confinamento em MT cresce 43% e deve atingir 1,33 mi de animais em 2026
Publicado em 22 de Agosto de 2026 ás 04h 33min
Agent washing: quando nem toda automação é agêntica (e investir errado custa caro)
Publicado em 21 de Agosto de 2026 ás 17h 53min
