Noticias
Prefeitura pede autorização do FNDE para concluir creches
Recursos serão usados nas Cemeis Nova Aliança e Rota do Sol
12 de Maio de 2020 as 10h 31min

Dando sequência ao calendário em alusão aos 34 anos de emancipação político-administrativa de Sorriso, representantes da Administração Municipal e da Câmara de Vereadores conferiram na tarde de ontem (11) a obra do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemeis) Nova Aliança. A obra teve início em 2014 e sofreu atraso por várias situações, como o abandono da empresa inicialmente licitada para executar a obra, necessidade de nova licitação, bem como demora no envio de recursos pelo Governo Federal.
Para garantir a continuidade destas duas obras sem depender da vinda de recursos federais, a Prefeitura solicitou autorização ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para concluir as duas obras com recursos próprios. No dia 5 de maio, foi enviado o ofício GAPRE n.º 135/2020, endereçado à Karine Silva dos Santos, presidente do FNDE.
O Cemeis Nova Aliança, que integra o Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil, o ProInfância, do Governo Federal, segue o Tipo 1 de edificação e terá capacidade para atender até 400 crianças de seis meses a 3 anos e 11 meses. Os pequenos devem ser atendidos em uma ampla estrutura: são 1.118,48 m², que inclui salas de aula, sala de professores, refeitório, cozinha, fraldário, sala de amamentação, playground e banheiros especialmente adaptados para as crianças, entre outros itens. As salas serão todas climatizadas e contarão com aparelho de som.
De acordo com o ProInfância, caberia ao município arcar com a doação do terreno e a terraplanagem,ficando o repasse de recursos a cargo do Governo Federal. Ainda em 2013, junto com o Cemeis Nova Aliança, foi assinado também o contrato para edificação do Cemeis Rota do Sol, ambos pelo ProInfância e com o investimento federal de R$ 1,7 milhão em cada unidade. A intenção é, com o aval do FNDE, tocar as obras com recursos do Município.
“Sabemos o quanto estas obras são necessárias para o município, por isso, estamos concentrando esforços para finalizá-las o mais rapidamente possível, garantindo assim que as famílias destas 600 crianças possam ficar tranquilas, sabendo que as crianças estão sendo bem atendidos com educação de qualidade, em um ambiente planejado e construído para garantir o bem-estar delas”, comenta o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.
Conforme dados da Secretaria Municipal da Cidade (Semcid), cerca de 50% da obra do Cemeis Nova Aliança já está concluída, enquanto a obra do Cemeis Rota do Sol está com cerca de 60%. “A partir de agora, as obras entram na parte dos serviços de acabamentos, pinturas e instalações”, informa o engenheiro Luciano Scaburi.
O Cemeis Rota do Sol tem capacidade de atendimento de até 250 crianças e segue o tipo B de edificação do ProInfância, com a mesma infraestrutura do Nova Aliança, porém com menos salas de aula. “Acreditamos que para o próximo ano letivo já poderemos dispor desta nova estrutura, garantindo educação de qualidade perto de casa para os moradores do Nova Aliança e também do Rota do Sol”, estima a secretária de Educação e Cultura do município, Lucia Drechsler.
Veja Mais
Ainda vale a pena comprar o celular Samsung Galaxy A35 em 2025?
Publicado em 15 de Maio de 2025 ás 16h 19min
Milho: produtores negociam 45,04% da safra 2024/25 em Mato Grosso
Publicado em 15 de Maio de 2025 ás 15h 17min
Força Tática de Sinop apreende adolescentes com drogas durante patrulhamento na Exponorte
Publicado em 15 de Maio de 2025 ás 14h 59min