Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 18 de Fevereiro de 2026

Noticias

Presença de lagartas na pastagem preocupa em MT

22 de Fevereiro de 2024 as 07h 36min

Produtores estão se desfazendo do rebanho para não perder animais por falta de comida – Foto: Divulgação

A forte presença de lagartas nas pastagens em Cáceres, município com maior produção bovina de Mato Grosso, vem preocupando os pecuaristas.

Enquanto algumas propriedades se desfazem do rebanho, outras já registram mortes dos animais por falta de comida. O município é referência na pecuária mato-grossense. São mais de 1,341 milhão de animais.

Por conta do ataque das lagartas, o pecuarista Eduardo Godoy já perdeu em torno de 600 hectares dos 1,4 mil hectares de pasto. Segundo ele, as mesmas vieram em maior número este ano e com mais agressividade, além de resistentes ao manejo.

“Geralmente temos essa surpresinha, mas é pouco. Bem pequena. Porém, esse ano foi um estrago muito grande. Nós estamos na quarta aplicação. Teve gente que fez cinco, seis aplicações. Teve pecuarista que teve a oportunidade de passar de avião e não está resolvendo o problema”.

Para evitar a morte de animais por falta de alimento, o pecuarista comercializou parte do rebanho de aproximadamente 1,6 mil animais. Eduardo comenta, ainda, que na tentativa de reduzir os custos com a ração, construiu uma espécie de confinamento emergencial para tratar do restante do gado.

“Nos desfizemos de 300 animais, vendendo abaixo do valor para não estar perdendo. Tivemos que improvisar com cocho, comida. Tivemos que jogar ração no chão, porque não temos estrutura. Teve gente que perdeu, não teve essa estrutura. Perder de fome é triste de falar e de se ver. Mas, é a nossa realidade hoje”.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Aury Paulo Rodrigues, mesmo quem conseguiu combater o ataque de largartas, hoje está enfrentando um grande atraso no ciclo vegetativo.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Exportação de açúcar deve atingir 1,83 mi de toneladas em fevereiro

Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 15h 19min


Nova Mutum conquista Selo Ouro do MEC e avança na alfabetização

Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 12h 24min


BC registra primeiro incidente com vazamento de chaves Pix em 2026

Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 11h 23min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026